ESPORTES
Disputa de amadores e profissionais
Diferença de estrutura, de tradição e de aspirações separa os times de forma brutal.
Publicado em 05/01/2014 às 8:00 | Atualizado em 22/05/2023 às 12:41
Ver Botafogo, Treze e Campinense disputando um mesmo campeonato que o caçula Sport Campina parece mesmo ser algo surreal. A diferença de estrutura, de tradição e de aspirações separa os times de forma brutal - a ponto de parecer existir duas competições numa só, uma profissional e a outra amadora.
Se os três grandes fazem planos ambiciosos (subir para a Série B, brigar pelo título da Copa do Nordeste, voltar a ter a hegemonia estadual...), o Carneiro pensa em conseguir a proeza de somar o primeiro pontinho em jogos oficiais. Em duas participações no Paraibano da 2ª divisão, o Sport Campina disputou 12 partidas - e perdeu todas. Só está na elite por causa da desistência dos times de Patos e da recomendação da CBF em convidar os integrantes da divisão de acesso. Ainda assim, quer fazer bonito em sua estreia.
"Queremos chegar entre os quatro na fase final, para depois poder sonhar com uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro", declarou o presidente interino do Sport, Jesimiel Ferreira, num otimismo que não corresponde com o histórico do clube.
No 'bloco intermediário', a distância para os grandes ainda é grande, mas pelo menos existe algum planejamento. Brigar por uma vaga na Série D é o sonho comum (e possível) para Auto Esporte, CSP, Sousa e Atlético de Cajazeiras.
"É como eu sempre digo: o CSP vai trabalhar por etapas. Queremos a vaga na segunda fase, depois a classificação entre os quatro primeiros e, por fim, a briga pelo título. Não somos favoritos, isso é para Botafogo, Treze e Campinense. Mas podemos surpreender com muito trabalho", disse Ramiro Sousa, técnico do Tigre, vice-campeão em 2011 e terceiro neste ano.
O treinador, aliás, conhece como poucos a realidade dos times pequenos na Paraíba, uma vez que já comandou vários deles - como Auto Esporte, Flamengo-PB e, por último, o Santa Cruz de Santa Rita, conseguindo o acesso para a primeira divisão em 2014.
Comentários