Neto de Ariano Suassuna é destaque no elenco do Brasília Basquete

Daniel Suassuna faz parte do elenco do Brasília Basquete, equipe que atualmente disputa a Liga de Desenvolvimento de Base (LNB)

Do Entre Linhas

Ouvir o sobrenome Suassuna e não fazer relação com o gênio Ariano é quase impossível. Mas, outro personagem com este mesmo sobrenome que tem se destacado não com as letras, mas com as cestas, é Daniel Suassuna. Neto de Ariano, ele é um dos destaques no elenco do Brasília Basquete, equipe que atualmente disputa a Liga de Desenvolvimento de Base (LDB), da Liga Nacional de Basquete (LNB).

Daniel, Neto de Ariano Suassuna é destaque no elenco do Brasília Basquete
Daniel Suassuna, neto de Ariano, é destaque no elenco do Brasília Basquete (Foto: João Pires/LNB)

Antes do Brasília, Daniel jogou pelo Sport Club do Recife, time de coração do avô. Ariano morreu em 2014 e não chegou a ver o neto em atuação nas quadras. Porém, as lembranças de Daniel com o criador do Auto da Compadecida são vivíssimas.

“Eu morava ao lado da casa dele. Sempre almoçávamos e tínhamos uma relação muito próxima”, disse Daniel.

Uma das lembranças que ele guarda do avô é uma dedicatória em um exemplar da obra “O Santo e a Porca”, escrita originalmente por Ariano Suassuna em 1957. “Para meu querido neto Daniel. Com o amor e o carinho de seu avô, Ariano”.

Parecidos, mas com caminhos diferentes

Daniel não enveredou pela literatura, porém herdou de Suassuna a aparência física e tomou um caminho diferente. Destaque nas quadras, ele chamou a atenção do técnico do Brasília Basquete, Ricardo Oliveira, ainda quando jogava pelo Sport-PE.

“É um menino que em toda categoria de base vinha se destacando. Quando tive a oportunidade de trazê-lo para Brasilia, foi a primeira coisa que eu fiz”, destacou o técnico.

Daniel voltará a atuar pelo Brasília na segunda etapa LDB 2021, com início marcado para o dia 22 de agosto. Atualmente o Brasília ocupa a 9ª colocação do Grupo B. Nesta etapa, somente os quatro primeiros colocados de cada grupo (A e B) avançam à fase final.