Paraibano Petrúcio Ferreira estreia nas Paralimpíadas nesta sexta-feira e já briga por medalha nos 100m

Antes de competir, Petrucio foi porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura das Paralimpíadas

Do Entre Linhas

O velocista paraibano Petrúcio Ferreira fará sua estreia nesta sexta-feira nas Paralimpíadas de Tóquio. As provas são eliminatórias, mas ainda nesta sexta, há possibilidade de um deles já colocar uma medalha no peito, sensação que Petrúcio já conhece muito bem. A eliminatória dos 100m classe T47 será nesta sexta, às 0h36 (horário de Brasília). Caso conquiste a classificação, disputará a medalha às 7h33 também desta sexta-feira.

Petrucio Ferreira 2020
Paraibano Petrúcio Ferreira estreia nas Paralimpíadas nesta sexta-feira e já briga por medalha nos 100m (Foto: Marcello Zambrana / CPB)

Aos 24 anos, Petrúcio Ferreira vive uma enorme expectativa para a disputa de sua segunda Paralimpíada. Isso porque ele é o atual campeão paralímpico e mundial e chega ao Japão como o grande favorito para a disputa. Nos 100m ele é recordista na prova, sendo o homem mais veloz do paratletismo.

Em 2019, no Mundial de Atletismo Paralímpico de Dubai, o velocista superou as próprias marcas e se tornou o paralímpico mais rápido do mundo ao percorrer a distância em 10s42.

“Lapidado” pelo técnico Pedrinho Almeida, a parceria entre os dois vem de aproximadamente sete anos. Juntos, já conquistaram dois ouros e uma prata nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e dois ouros no Mundial de atletismo, em Dubai.

Petrúcio, inclusive, foi porta-bandeira da delegação brasileira no desfile da cerimônia de abertura das Paralimpíadas de Tóquio. Ele esteve ao lado de Evelyn Oliveira, campeã de bocha na Rio 2016.