Torcida única na final do Paraibano 2023: entenda os motivos

Órgãos de segurança temem confronto entre trocedores dos dois times e, por isso, a FPF-PB determinou torcida única tanto no Amigão quanto no Marizão.

Foto: Jefferson Emmanuel / Sousa

Os dois jogos da final do Campeonato Paraibano Betino 2023, entre Sousa e Treze, terão torcida única, pimeiro no Amigão, em Campina Grande, depois no Marizão, em Sousa. A decisão da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) foi baseada em uma recomendação do Ministério Público. Mas por que isso?

O Jornal da Paraíba ouviu a presidente da FPF-PB, Michelle Ramalho, e representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para entender os motivos da determinação. Segundo as autoridades competentes, nessa tomada de decisão, a questão toda está baseada na tentativa de manter a segurança dos envolvidos nas dus partidas.

Michelle Ramalho explicou que o desejo inicial da FOF-PB era de que as torcidas de Sousa e Treze pudessem ocupar as arquibancadas nos dois jogos. Mas o Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), do Ministério Público, recomendou torcida única, por receio de que haja confronto entre torcidas.

“A princípio, a Federação veio com a ideia de que viessem as duas torcidas para as finais. Mas nos deparamos com os relatórios do Serviço de Inteligência da Polícia Militar, sobre possíveis confrontos entre as torcidas, e existia uma recomendação de todo o Nudetor para que houvesse torcidas únicas. E, entre o entretenimento e a segurança do torcedor, lógico que aderimos à segurança do torcedor. Então adotamos a recomendação do Nudetor”, explicou Michelle Ramalho.

Michelle Ramalho, FPF-PB
Michelle Ramalho, presidente da FPF-PB | Foto: Wellington Faustino / FPF-PB

Torcida única por precaução

O coronel Arilson Valério, da Polícia Militar, foi quem deu mais detalhes sobre o posicionamento da PM. Ele lembrou episódios de confrontos entre torcedores, tanto no ano passado quando neste ano, para justificar o posicionamento do órgão de segurança.

“Nós tivemos, no ano passado, confronto entre as torcidas do Treze e do Sousa, com invasão ao campo e conflito fora do estádio, com pessoas feridas. E, neste ano, nós tivemos problemas também com um ônibus do Nacional de Patos (de torcedores), que foi atacado na BR. E também temos informes de torcidas que estão se preparando para confrontos. Por isso que a decisão foi acertada: torcida única”.

“A Polícia Militar vai estar em todas as entradas, junto com o pessoal que irá trabalhar nas roletas… irão ser identificados os torcedores. Claro, a Polícia irá fazer um grande aparato de segurança no local. E, a partir de agora, já orientamos a torcida do Sousa que não se desloque a Campina Grande, que não será permitida a entrada”, completou o coronel.

Capacidade do Amigão segue a mesma

O Treze queria que a capacidade de público no Amigão, que no momento é de pouco mais de 7 mil torcedores, fossem duplicada para o jogo de ida, contra o Sousa, no próximo sábado. Mas, o coronel Jean Benício, do Corpo de Bombeiros, revelou que o pedido do Galo não foi atendido e explicou os motivos.

“Nós temos um laudo, que é da Comissão Permanente de Segurança nos Estádios, composta pela Polícia Militar, pelo Ministério Público e pelo Corpo de Bombeiros. Esse laudo, emitido pela Comissão, prevê 7.307 pessoas no Amigão. E por que isso? Nós temos algumas restrições, pendências a serem sanadas dentro do estádio. Então esse é o público interno que foi aprovado por essa comissão”.

Estádio Amigão
Estádio Amigão, em Campina Grande | Foto: Expedito Madruga / Jornal da Paraíba)

Sousa x Treze: últimos atos do Paraibano 2023

Sousa e Treze disputarão a final do Campeonato Paraibano em dois jogos: o primeiro no próximo sábado (1º), no Amigão, e o segundo no sábado seguinte (8), no Marizão, ambos começando às 16h30. Por ter feito melhor campanha, o Dinossauro tem o direito de fazer a partida de volta como mandante.

As TVs Cabo Branco e Paraíba transmitirão os dois jogos para todo o estado, a partir das 16h20. O Jornal da Paraíba seguirá com a transmissão via streaming. O ge fará o Tempo Real na ida e na volta. E a CBN Paraíba cobrirá as partidas nas ondas do rádio.