ESPORTES
Veja retrospectiva do esporte paraibano de julho
Kaio Márcio, por sua vez, não conseguiu classificação para nenhuma final do Campeonato Mundial de Natação, em Xangai, na China.
Publicado em 27/12/2011 às 9:10
O mês de julho, que começou ainda com festa do Treze pela decisão do STJD confirmando o bicampeonato paraibano, seguiu marcado pelo futebol. Desta vez, com os dois novos integrantes do Campeonato Estadual, Paraíba de Cajazeiras e Flamengo, que subiram da segunda para a primeira divisão. O quadrangular da segunda divisão, aliás, foi marcado pela emoção.
Na última rodada, disputada no dia 17 de junho, três times brigavam por uma vaga – o Paraíba foi o único que chegou classificado. No entanto, o time sertanejo teria papel preponderante no acesso do Flamengo, pois se perdesse para o Santa Cruz, o time santarritense ficaria com a vaga. Assim, os jogos reuniram todos os ingredientes de uma grande decisão – tensão, atrasos, choro e uma explosão de alegria.
Por causa de um problema com o ônibus que levava o Serrano para João Pessoa, a partida contra o Flamengo começou com quase 30 minutos de atraso. Para piorar, a FPF deu ordem para segurar a partida em Cajazeiras e o resultado foi um atraso ainda maior – 40 minutos.
No fim, o Flamengo venceu o Serrano por 2 a 0, mas teve que esperar o desfecho no Perpetão para comemorar o acesso. A senha para a festa rubro-negro veio com o segundo gol do Paraíba, fazendo 2 a 1 no Santa Cruz.
Pela primeira vez na história, Paraíba e Flamengo vão disputar o Campeonato Paraibano. Debutantes que prometem continuar atrevidos em 2012...
JOGOS PAN-AMERICANOS
A grande notícia do mês de julho para o esporte paraibano foi a confirmação por parte da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) da saltadora Bruna Brunnett nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Ela, que havia conseguido o índice em junho, foi incluída no time brasileiro ao lado de Juliana Veloso.
A nova geração da natação paraibana não decepcionou. No Campeonato Brasileiro de Inverno, categoria infantil, Gabriel Oliveira ficou com a prata nos 200m borboleta, e Melissa Marinheiro foi bronze nos 400m e 800m livre. Já no Campeonato Norte-Nordeste, Jéssica Gambarra ficou com o prêmio de destaque feminino da competição.
Kaio Márcio, por sua vez, não conseguiu classificação para nenhuma final do Campeonato Mundial de Natação, em Xangai, na China.
OS PRINCIPAIS FATOS QUE MARCARAM O MÊS DE JULHO
Botafogo finalmente levanta taça, mas no futebol feminino. E ainda teve a visita de dois tetracampeões a João Pessoa
FAZENDO HISTÓRIA
A paraibana Nayara Licarião conquistou o terceiro lugar no Campeonato Mundial de Kitesurf, categoria regata, disputado em Sylt, na Alemanha. Nayara só ficou atrás da inglesa Steph Bridge e da holandesa Katja Roose, conquistando a melhor colocação de uma brasileira na história. Já Wílson Bodete ficou na 16ª colocação.
REFORMA DA VILA
Governador Ricardo Coutinho sanciona o Fundo de Apoio ao Esporte, projeto que pretende melhorar os equipamentos esportivos da Paraíba. A Vila Olímpica Ronaldo Marinho foi o local escolhido para receber os maiores investimentos, uma vez que pretende virar centro de treinamento para a Copa do Mundo de 2014.
TININHA 100%
A paraibana Diana Cristina segue 100% na temporada do Brasil Surf Pro. Depois de vencer a etapa de abertura, em Porto de Galinhas-PE, ela também subiu ao lugar mais alto do pódio em Búzios, no Rio de Janeiro. Só que desta vez, Tininha dividiu o primeiro lugar com a catarinense Juliana Quint – por falta de ondas, a final acabou cancelada.
VISITAS ILUSTRES
Quem esteve em João Pessoa foi o agora deputado federal Romário. Sem alarde, ele se reuniu com o governador Ricardo Coutinho e se colocou à disposição do Estado para emprestar seu nome em uma campanha contra as drogas. Antes dele, outro tetracampeão também esteve por aqui: Mazinho, que atualmente mora na Espanha.
SALVANDO O ANO
Derrotado no tapetão no Campeonato Paraibano e fora da Série D, sobrou para as meninas a missão de dar um pouco de alegria à torcida do Botafogo em 2012. E as Belas não decepcionaram, conquistando o título estadual de futebol feminino com duas goleadas em cima do Auto Esporte – 4 a 0 no Mangabeirão e 6 a 0 na Maravilha.
Comentários