Campina Grande é a 16ª cidade do país com melhor saneamento básico, indica estudo

Pesquisa analisou os índices das 100 maiores cidades do Brasil. João Pessoa está na 36ª colocação.

Campina Grande é o único dos municípios paraibanos que está entre as 20 cidades brasileiras consideradas grandes com melhores índices sobre saneamento básico do país. Os dados são do Instituto Trata Brasil e estão em estudo publicado nesta terça-feira (22) em meio às comemorações do Dia Mundial da Água. O documento considera os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2020.

O estudo analisou os indicadores de saneamento básico das 100 maiores cidades do Brasil, que concentram cerca de 40% da população brasileira. Foram analisadas questões como cobertura de água tratada, coleta e tratamento de esgoto e aproveitamento de água no processo de distribuição.

O município do interior paraibano ocupa a 16ª colocação e, além de ser a melhor do estado no ranking, é também o segundo colocando entre os municípios do Nordeste, atrás apenas de Vitória da Conquista, que está em 13º. O grande destaque da cidade paraibana é com relação ao índice de esgoto tratado referente à água consumida. A cidade trata 81,19% da água consumida, quando a média nacional é de 49,1%.

Outro município da Paraíba incluído no estudo, a capital João Pessoa ocupa apenas a 36ª posição. Em termos regionais, a capital paraibana ocupa a quarta melhor posição do Nordeste, ficando atrás também de Petrolina, que ficou na 33ª colocação. João Pessoa ainda é a melhor capital do Nordeste.

Outro dado apontado na pesquisa é que Campina Grande melhorou seis posições com relação a 2021, quando a cidade ficou em 22º lugar. João Pessoa, por sua vez, manteve a mesma 36ª posição entre um ano e outro.