Chuvas e animais peçonhentos: veja como se proteger de ataques de escorpião

É necessário manter os ambientes como quintais sempre limpos, sem metralhas, tijolos, telhas e acúmulo de lixo.

Por conta das chuvas, escorpiões costumam sair dos esgotos e entulhos para dentro de casa por preferirem ambientes mais quentes. Somente neste ano,  João Pessoa já registrou 789 acidentes com escorpiões, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Por isso, é preciso ficar atento para acidentes com esses animais peçonhentos.

Para evitar a presença desses animais nas residências, é necessário manter ambientes como quintais sempre limpos, sem metralhas, tijolos, telhas ou lixo. Outras medidas importantes são olhar dentro dos sapatos antes de calçá-los, ter atenção ao manusear roupas de cama, evitar que cortinas encostem no chão, vedar ralos e portas e manter a casa sempre limpa. O alerta é da Vigilância Ambiental da cidade.

Os principais sintomas de quando se é picado por um escorpião são muita dor no local da picada, inchaço e vermelhidão. Os sintomas raramente evoluem, porém, dependendo do grau de alergia e imunidade, algumas pessoas podem ter casos mais graves.

Ao ser picado por um escorpião, a pessoa deve procurar imediatamente o Centro de Assistência Toxicológica da Paraíba (Ceatox). A Vigilância Ambiental orienta que, se possível, não matar o animal e recolhê-lo com um recipiente para levar também ao Ceatox.

O serviço fica localizado no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.