Chuvas na Paraíba: alagamentos, deslizamentos e outros impactos são registrados

Alagamentos, deslizamentos de barreiras, quedas de árvores e transbordamento de rios foram registrados em diversos municípios no Litoral, Brejo e Curimataú da Paraíba

Comunidade em Santa Rita fica ilhada após chuvas. Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Após fortes chuvas, alagamentos, deslizamentos de barreiras, quedas de árvores e transbordamento de rios foram registrados em diversos municípios no Litoral, Brejo e Curimataú da Paraíba, nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8). Na Grande João Pessoa, crateras se abriram, e uma comunidade chegou a ficar ilhada em Santa Rita.

De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), os maiores acumulados de chuva ocorridos na quinta (7) foram nos municípios de Marcação, com 69,5 milímetros; Mataraca, 69,2 milímetros; João Pessoa, 66,2 milímetros; e Pedro Régis, 65,6 milímetros.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para João Pessoa e outros 26 municípios da Paraíba. O aviso é válido até às 23h59 desta sexta-feira (8). Confira a lista.

João Pessoa e Região Metropolitana

Deslizamento em João Pessoa
Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Na capital paraibana, foram registradas fortes chuvas, alagamentos e deslizamentos de barreiras. Na BR-230, na altura do bairro Castelo Branco, dois trechos de uma das barreiras da encosta da rodovia federal cederam.

Ainda na manhã desta sexta (8), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a faixa que estava obstruída devido à queda da barreira foi liberada e o trânsito fluindo normalmente.

Outro deslizamento aconteceu em um trecho entre os bairros do Altiplano e Cabo Branco. Já no bairro de Mandacaru, uma barreira cedeu e atingiu um muro de uma residência, causando o desabamento de uma casa vizinha, por causa da força do impacto.

No bairro de Água Fria, também em João Pessoa, um buraco se abriu na garagem de uma casa, ‘engolindo’ o carro que estava estacionado.

Em Santa Rita, moradores da Comunidade Canaã, ficaram ilhados na manhã desta sexta-feira (8). De acordo com informações da TV Cabo Branco, parte de uma ponte da comunidade caiu, e uma estrada de terra que dá acesso ao local está com alto volume de lama.

A cidade de Santa Rita também registrou a abertura de uma cratera na Avenida Vidal de Negreiros. A Defesa Civil informou que está acompanhando os casos e fazendo os devidos procedimentos.

No município do Conde, na Grande João Pessoa, um homem de de 37 anos morreu após um barraco onde ele estava desabar após as chuvas da madrugada desta sexta-feira, em uma fazenda na zona rural do Conde.

Litoral Norte

Em Jacaraú, no Litoral Norte, a ponte entre os sítios Formosa e Pirarí ficou completamente coberta pelas águas do rio Pirarí e as comunidades ficaram isoladas. Segundo a Prefeitura de Jacaraú, entre o sábado e a quinta, foi registrado um acumulado de 250 milímetros de chuvas que caíram sobre o município.

Brejo

Chuvas na Paraíba
Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Por conta das chuvas, deslizamentos de encostas foram registrados em vários pontos das estradas que ligam o município de Areia a Pilões, Remígio e Alagoa Grande, municípios da região do Brejo da Paraíba.

Os deslizamentos aconteceram na PB-079, no trecho que liga os municípios de Areia e Remígio e Areia a Pilões. O trecho da PB-087 que liga Areia a Alagoa Grande, também foi obstruído.

Em Bananeiras, cidade que também fica localizada no Brejo do estado, foram registrados deslizamentos de barreiras em alguns pontos do município. Moradores que residem próximo à encostas, precisaram ser retirados.

Em Pilõezinhos, foi registrada a queda de árvores na PB-075 e, com isso, a entrada da cidade ficou interditada. Ainda ocorreu a queda de energia elétrica em alguns trechos entre a cidade e o município de Guarabira.

No município de Cuitegi,o rio que carrega o nome da cidade recebeu carga de água significativa e transbordou. Devido a cheia do rio, duas comunidades ficaram isoladas, sendo elas as comunidades de Gameleira e Serra de Mucunã.

Curimataú

Em Arara, no Curimataú paraibano, uma estrada foi tomada pelas águas e moradores da Rua Verde ficaram ilhados. No local há uma passagem perene, e, devido à alta carga de chuvas que caiu sobre a cidade, o trecho foi transformado em um rio.