Por aclamação, Obama é nomeado candidato democrata à Casa Branca

Hillary parou votação e pediu aos delegados que confirmassem indicação. Bill Clinton disse que ‘fará tudo’ por Obama, que está ‘pronto’ para governar.

Do G1

O senador por Illinois Barack Obama foi aclamado nesta quarta-feira (27) candidato do Partido Democrata à Presidência dos EUA.

A oficialização ocorreu depois que, diante dos delegados reunidos na convenção do Partido Democrata em Denver, no Colorado, a pré-candidata Hillary Clinton entrou de surpresa no salão e pediu aos seus companheiros que deixassem de lado a votação e escolhessem Obama por aclamação.

Com isso, Obama, aos 47 anos, entra para a história como o primeiro candidato negro a ser oficialmente indicado por um dos dois grandes partidos para disputar a Presidência dos EUA.

Agora, ele deve disputar contra o provável candidato do Partido Republicano, John McCain, em 4 de novembro, para saber quem vai suceder o presidente George W. Bush.

A aclamação desta quarta foi simbólica, uma vez que Obama já tinha reunido os votos necessários para conseguir a indicação. Mas o apoio de Hillary é uma tentativa de reunir o partido, depois de um confronto duro entre os dois durante as primárias.

Agora, a expectativa é que Hillary consiga transferir seus votos para Obama, diferentemente do que mostram várias pesquisas recentes.