Alpargatas faz recall de sandálias Havaianas nos EUA

Segundo órgão do governo, produto pode conter alto nível de chumbo. Troca por produto novo só atinge modelos vendidos nos EUA.

Do G1

A filial americana da Alpargatas, fabricante das sandálias marca Havaianas, anunciou esta semana que está promovendo um recall de alguns modelos infantis vendidos nos EUA.

Segundo a US Consumer Product Safety Commission – entidade que verifica a segurança dos produtos vendidos no país – a tinta usada na sola das sandálias pode conter um nível de chumbo acima do permitido pela legislação americana.

O chumbo é tóxico se ingerido e pode causar sérios problemas de saúde. Em comunicado, a entidade diz que nenhum caso de contaminação foi registrado, mas sugere que os consumidores parem de usar as sandálias por precaução.

Os modelos que fazem parte do recall foram vendidos entre novembro de 2006 e fevereiro de 2009 por um preço estimado entre US$ 15 a US$ 24 o par.

Processo de troca

O recall só é válido para os modelos de sandálias vendidas nos EUA, não abrangendo os outros tipos, como os comercializados no Brasil. De acordo com a empresa, as sandálias sem a pintura não serão trocadas.

Para consultar quais modelos estão sendo trocados e preencher um formulário para realizar a operação, a empresa disponibilizou um endereço eletrônico. Segundo a Alpargatas, o processo de troca pode levar até 12 semanas.

Em reportagem na edição da última quarta (4) do jornal "Folha de S.Paulo", Márcio Utsch, presidente da Alpargatas no Brasil, afirma que a tinta com chumbo foi usada em apenas um lote das sandálias, vendido só nos EUA, e que foi trocada por outro tipo de substância.

"Descobrimos o excesso de chumbo em um teste. Ninguém nos acionou. Decidimos, voluntariamente, fazer o recall", afirmou.