Máscaras contra nova gripe são obrigatórias em penitenciárias federais

Advogados e visitantes só terão acesso aos presos com o equipamento. Agentes também terão de usar a proteção.

Do G1

O Departamento Penitenciário Federal (Depen) determinou que os agentes penitenciários usem máscaras para evitar o contágio do vírus Influenza A (H1N1) nas penitenicárias federais de segurança máxima do país. As visitas aos presos só serão autorizadas se os visitantes estiverem com o equipamento de proteção.

A portaria 157 foi aprovada na segunda-feira (10) e publicada nesta quarta-feira (12) no "Diário Oficial" da União. A medida foi adotada para evitar o contágio da nova gripe e garantir o bem-estar dos presos, servidores, funcionários e visitantes.

Segundo o texto, os agentes que tiverem contato direto com os presos e visitantes terão de usar máscaras. No decorrer dos procedimentos de acesso às áreas de segurança, os visitantes deverão lavar as mãos com água e sabão e higienização com solução de álcool 70% em local previamente indicado pelo serviço de saúde.

A medida ainda prevê que o visitante ou advogado que apresentar sintomas da nova gripe deverá ser submetido a avaliação feita por profissional de saúde da unidade, que deverá manter cadastro dos atendimentos.

O decreto exige ainda que o servidor que apresentar algum dos sintomas da nova gripe procure o serviço de saúde da unidade prisional.