Pequenos truques podem deixar seu cão mais disciplinado

Atividade física faz cachorros ficarem mais calmos. Manter local fixo para fazerem as necessidades é uma dica.

Do G1

Quem tem cachorro em casa, principalmente em apartamento, sabe da importância de se ter um animal disciplinado. Com um pouco de paciência, os próprios donos podem ensinar comandos simples para os cães que nunca foram adestrados. O treinador Sidney da Silva ensina alguns truques.

Para deixar o animal calmo, o treinador afirma que o dono deve levar o animal para andar com frequência. “Normalmente, as pessoas têm um cachorro, mas não se preocupam em fazer exercício físico com ele. Uma caminhada diária vai fazer com que o cão gaste energia e fique mais tranquilo”, diz o treinador.

Assista ao vídeo com as dicas.

Fazer um chocalho pode ser uma alternativa para disciplinar o cachorro a não latir. Uma garrafa plástica com algo que faça barulho dentro, como pregos, pedras e moedas, emite um som que incomoda o animal. “Quando o cão late, o dono deve balançar o chocalho. O barulho provoca um incômodo auditivo que não prejudica a saúde dele. Ele vai associar que, quando ele late, o dono vai chacoalhar e o cão vai parar de latir”, afirma.

Para ensinar o cachorro a fazer as necessidades sempre no mesmo lugar, o treinador aconselha que os donos escolham um local fixo. “O dono deve colocar o jornal sempre distante da casinha, da água e da comida do cachorro. Os cães são higiênicos e vai sentir repulsa de fazer as necessidades perto de onde dorme e come”, diz Silva.

Aqueles cachorros que saem na frente na hora do passeio também têm jeito. “Pegue o cachorro na hora em que ele estiver mais calmo. Ao sair, o dono deve fazer com que ele se sente na porta. O proprietário passa primeiro e depois chama o cachorro. Mande ele sentar logo em seguida. Isso faz com que o cão entenda que o dono é quem vai guiar o caminho”, aconselha o treinador.

“O cachorro tem uma necessidade inata de roer. As pessoas erram quando o cachorro rói o chinelo e dão para ele acabar de roer, porque já estragou. O dono deve conversar com o veterinário para que ele indique um osso ou um brinquedo para o cachorro roer”, aconselha Sidney da Silva aos donos que têm problemas com cachorros que roem tudo dentro de casa.

Segundo o treinador, métodos como jogar bombinha para educar o cachorro não funciona. “A bombinha tem umas fagulhas que podem machucar o olho do animal. O barulho causa um grande trauma psicológico, deixando o cachorro assustado com diversos estímulos externos”, afirma.