Chuva faz com que cidade paulista decrete estado de calamidade

20% da população de São Luis do Paraitinga tiveram de sair de casa, no interior de SP. Em Aparecida, 135 residências foram atingidas por temporal de sexta (1º)

Do G1

A prefeitura de São Luís do Paraitinga, a 182 quilômetros de São Paulo, decretou estado de calamidade pública depois de mais de 2 mil pessoas da cidade (20% da população) ficarem desabrigadas. Suas casas ficaram alagadas por causa da chuva que atingiu o estado na sexta-feira (1º).

Segundo a Defesa Civil, os acessos a São Luis do Paraitinga estão interditados. Na zona rural, alguns bairros estão isolados por conta de alagamentos e queda de barreiras e nem os técnicos conseguem chegar aos locais atingidos. O Rio Paraitinga subiu dez metros. A cidade está sem comunicação e o abastecimento de água e luz está prejudicado.

Todo o comércio e cerca de 500 casas do centro histórico foram atingidas pela água. Botes foram usados para retirar os moradores que ficaram ilhados. Os agentes da Defesa Civil pedem doações de mantimentos, água, colchão, cesta básica e medicamentos.

Aparecida

Em Aparecida, a 167 km de São Paulo, famílias também ficaram desabrigadas depois que o Rio Paraíba do Sul transbordou na virada do ano. Cento e trinta e cinco residências da cidade foram afetadas pela cheia.

Não chove na cidade desde sexta, mas o nível do rio continua subindo. A Defesa Civil não tem pluviômetro. Dezesseis pessoas continuam no abrigo da prefeitura. Outras estão na casa de parentes e amigos.