Hebe deve começar quimioterapia nesta quarta, diz médico

Apresentadora passou por cirurgia para diagnóstico de câncer. Tratamento deve durar cinco meses e Hebe poderá trabalhar.

Do G1

A apresentadora Hebe Camargo deve iniciar o tratamento de quimioterapia na manhã desta quarta-feira (13) em São Paulo, informa o oncologista Sergio Simon em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (12). O tratamento deve durar cinco meses.

Um boletim médico divulgado na noite desta segunda-feira (11) pelo hospital Albert Einstein, em São Paulo, diz que ela tem um "tumor primário de peritônio".

O peritônio é uma membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo.

Segundo a assessoria de imprensa da instituição, trata-se de um câncer sem metástase (primário) que se formou na própria membrana, mas não se espalhou.

No boletim, o hospital diz que "os resultados da análise dos nódulos retirados da paciente Hebe Camargo confirmaram um tumor primário de peritônio. A paciente passa bem e iniciará seu tratamento durante a internação".

Segundo o médico Antonio Luiz Vasconcellos Macedo na entrevista coletiva, ela já se alimenta bem e está na unidade semi-intensiva. Ela deve ser transferida para um quarto comum ainda nesta terça-feira (12).

Quimioterapia

O oncologista Simon diz ainda que Hebe deve voltar para casa ainda no fim de semana. "A gente espera que ela esteja bem e inclusive possa gravar o programa, levando uma vida normal", conta. "É uma doença relativamente rara e muito tratável, responde bem ao tratamento", explica.

A quimioterapia endovenosa terá sessões que duram um dia inteiro, repetidas a cada 21 dias – com seis ou oito aplicações no total. "É possivel que recorramos a uma segunda cirrugia para avaliar o efeito do tratamento nos próximos meses", complementa Simon.

Hebe foi informada do diagnóstico ontem à noite, contam os médicos. "Ela já tinha uma ideia, se abateu um pouco, mas tem espirito forte e se encontra bem, conversando animadamente. E está pronta para começar o tratamento amanhã", diz Simon. "Ela tem uma saúde muito boa, admirável para a idade dela".

Hebe, 80 anos, está internada na instituição desde a última sexta. Ela passou por uma cirurgia na manhã do sábado para a retirada de nódulos.

Na tarde do domingo, o hospital afirmou que a apresentadora havia sido transferida da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para uma Unidade de Terapia Semi-Intensiva. De acordo com a assessoria de imprensa do Albert Einsten, já no domingo, a apresentadora se alimentava normalmente e caminhava.

Entenda o tumor de Hebe Camargo no infográfico preparado pelo G1.