Apostadores alegam fraude em sorteio de bingo; todos ganharam

Todos os apostadores do Domingo Dá Sorte ‘bateram’ as cartelas e invadiram delegacias. Todas as dezenas foram chamadas, mas computador não reconheceu vencedores.

Karoline Zilah

Imagine comprar uma cartela de bingo, sentar na frente da televisão ansiosamente para acompanhar a transmissão e ser o grande vencedor. O problema é que, neste domingo (28), em João Pessoa, mais de 150 pessoas procuraram as delegacias de plantão na cidade para informar que ‘bateram’ os números de suas cartelas, reivindicando o prêmio de R$ 3 mil.

Uma pane no sistema da loteria Domingo Dá Sorte fez com que todas as dezenas fossem chamadas pelos apresentadores sem que o computador reconhesse nenhum vencedor, enquanto em casa todos os apostadores completaram a combinação de 20 números na cartela e se consideraram ganhadores. Revoltados, os compradores do bilhete acusaram a organização de ter cometido uma fraude.

A dona de casa Girlane Carvalho conversou com o Paraíba1 e informou que vai procurar seus direitos. Ela tentou esclarecer o que havia acontecido, ligou para o número de telefone que constava no bilhete, mas não conseguiu falar com ninguém.

"Meu marido estava marcando as dezenas no bilhete e, chegando às 42 bolas, ele fechou o jogo, mas os apresentadores continuaram chamando as dezenas e dizendo que ainda não haviam registrado ganhadores", explicou. Ela garantiu que vai procurar uma delegacia com o bilhete em mãos para comprovar que foi uma das vencedoras.

A confusão teve início ainda quando o sorteio era transmitido ao vivo por uma emissora de televisão paraibana. No ar, um dos apresentadores informou que o sorteio desta semana seria suspenso e que um novo seria feito na terça-feira (30). Estavam em jogo três prêmios de R$ 3 mil e um Renault Logan 2010 0km.

Assim que a transmissão acabou, dezenas de pessoas se deslocaram até a sede do Domingo Dá Sorte na avenida Epitácio Pessoa, na Capital, e da emissora de televisão. Após um breve protesto, que foi contido por equipes da Polícia Militar, os apostadores foram orientados a procurar as delegacias de plantão.

Até as 14h deste domingo (28), cerca de 100 pessoas já haviam registrado queixa na 10ª Delegacia Distrital, em Tambaú, 30 na 9ª Delegacia, em Mangabeira, e duas na 1ª Distrital, em Cruz das Armas.

Todos alegam terem sido vencedores, uma vez que os apresentadores sortearam todas as bolas (dezenas) contidas no bingo, e todos os compradores ‘bateram’.

A reportagem do Paraíba1 ainda não conseguiu falar com alguma fonte oficial da loteria para esclarecer o que aconteceu. Os apostadores estão sendo orientados a procurar a Delegacia de Defraudações, situada na Central de Polícia, a partir da manhã da segunda-feira (29). A Polícia Civil deverá investigar se realmente houve fraude.

Atualizada às 16h.