Niemeyer é diagnosticado com infecção urinária, afirma hospital

Arquiteto de 102 anos passa por exames nesta segunda-feira (26). Segundo sua esposa, ele passa bem, mas não há previsão de alta.

Do G1 RJ

O Hospital Samaritano, onde Oscar Niemeyer, de 102 anos, está internado, informou nesta segunda-feira (26) que o arquiteto foi diagnosticado com infecção urinária.

Segundo Vera Lúcia Cabreira, esposa de Niemeyer, ele passa bem e não tem previsão de alta. “Os médicos acharam melhor interná-lo, mas ele está bem. Não sabemos o dia que ele vai ter alta”, contou.

A internação ocorreu na tarde do último domingo (25) e, segundo a assessoria de imprensa do hospital, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, o arquiteto passa por exames.

O arquiteto já ficou internado por 24 dias nesse mesmo hospital, em setembro e outubro de 2009, após dores abdominais. O arquiteto chegou a passar por uma cirurgia para retirar um tumor no intestino grosso, uma semana depois de ter sido operado para a retirada de um cálculo na vesícula.

Por causa da internação do arquiteto, o lançamento da revista Nosso Caminho, em comemoração aos 50 anos de Brasília, foi cancelado. O lançamento aconteceria nesta segunda-feira, na Avenida Atlântica, em Copacabana, na Zona Sul.

Histórico médico

No dia 11 de junho de 2009, o arquiteto foi internado no hospital Cardiotrauma de Ipanema, também na Zona Sul, queixando-se de dores lombares. Ele passou por uma bateria de exames e recebeu alta médica algumas horas depois. Na ocasião, exames de sangue e uma tomografia indicaram que Niemeyer estava apenas com uma lombalgia.

Em 2006, o arquiteto chegou a ficar 11 dias internado, após sofrer uma queda e passar por uma cirurgia.