Menina de 2 anos é 19ª vítima da chuva em Pernambuco

No estado, 67 municípios estão em calamidade público. Em Palmares, moradores e comerciantes ficaram novamento isolados.

Do G1

Uma menina de 2 anos morreu após um deslizamento de terra, no Recife. Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), o corpo foi resgatado na manhã desta segunda-feira (28). É a 19ª morte causada pela chuva que atinge o estado nas últimas semanas. No total, 67 municípios registraram estragos. Desses, 12 decretaram calamidade pública.

Em Alagoas, outro estado que registrou estragos por causa dos alagamentos, 34 pessoas morreram e 28 municípios foram atingidos.

No fim de semana, voltou a chover com mais intensidade. Em Palmares (PE), moradores e comerciantes de Palmares estão ilhados novamente. O nível da água alcançou cerca de um metro de altura no Centro do município. A inundação ocorre na parte baixa da cidade por causa do solo já encharcado. Na semana passada, a água atingiu seis metros de altura.

Nesta segunda-feira, decreto publicado no "Diário Oficial" da União libera o saque do FGTS dos moradores dos municípios prejudicados.
Ajuda da Venezuela

O governo alagoano informou que, no domingo (27), recebeu cerca de sete toneladas de donativos que saíram da Venezuela. Entre os produtos enviados estão alimentos, água, roupas, colchões e cobertores que deverão ser distribuídos entre as famílias prejudicadas pelas enchentes.

Nesta segunda-feira, soldados do Exército vão até Branquinha para montar um hospital de campanha. A Defesa Civil de Alagoas diz que 950 pessoas trabalham no atendimento e resgate dos moradores atingidos pela chuva. Fazem parte dessa equipe bombeiros do Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

A administração estadual informa ainda que está trabalhando para restabelecer a comunicação e o abastecimento de água. Permanecem sem água moradores de Branquinha, Murici, Capela e Santana do Mundaú.