Cabo acusado de incinerar corpo da esposa está detido no 4º BPM

Luís Ferreira da Silva, de 73 anos, foi detido quando retornava para casa após comprar mais combustível para incinerar corpo da esposa Maria da Guia Ponciano da Silva.

Karoline Zilah

Está detido no 4º Batalhão de Polícia Militar, em Guarabira, o cabo reformado da Polícia Militar acusado de matar a esposa, esquartejar e queimar o corpo na casa da família, em Mamanguape. Luís Ferreira da Silva, de 73 anos, foi detido nesta semana quando retornava para casa após comprar mais combustível para continuar incinerando o corpo de Maria da Guia Ponciano da Silva, de 41 anos, com quem vivia há 15 anos e tinha uma filha de 3 anos.

De acordo com os parentes da vítima que moram em Itapororoca, Maria da Guia estava desaparecida há cerca de um mês. Vizinhos disseram que ouviram pedidos de socorro durante uma discussão do casal, e suspeitaram que ela estivesse sendo asfixiada, mas já estavam acostumados com as constantes brigas e preferiram não intervir. A mulher teria tentado, por diversas vezes, convencer o companheiro a reconhecer a paternidade da filha.

O caso se assemelha às investigações da morte de Eliza Samudio, modelo e ex-namorada do goleiro Bruno, do Flamengo. Ela está desaparecida. As suspeitas são de que ela tenha sido executada porque também cobrava que o goleiro reconhecesse a filha legalmente.

Em Mamanguape, a irmã Severina Ramos da Silva revelou que a família tentou entrar em contato com Maria da Guia nos últimos 20 dias, mas não conseguiu. Para o delegado Valter Brandão, o cabo da PM teria matado a esposa e escondido o corpo por todo este tempo, até que resolveu queimá-lo. Na última terça-feira (6), Luís Ferreira teria desenterrado o corpo e começado o processo de incineração do corpo esquartejado. Em seguida, ele teria feito uma pausa para ir ao posto de gasolina comprar etanol para continuar o serviço.

A vizinhança sentiu o odor suspeito e chamou a Polícia Militar, que deteve o cabo reformado quando ele retornava para casa com a filha. Nos fundos da casa, foram encontradas uma ossada e restos mortais. O material foi levado para a Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) de João Pessoa, para que seja feito o reconhecimento do corpo.

Porém, a irmã e a primeira filha de Maria da Guia disseram ter visto algumas partes do corpo e acreditam ser da mulher desaparecida.

O cabo da PM foi autuado em flagrante por homicídio e ocultação de cadáver. Ele continua detido no 4º BPM de Guarabira até que o término do inquérito policial.