Mídias piratas de ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Crepúsculo’ são apreendidas no Rio

Cerca de 25 mil DVDs piratas foram achados em vários pontos do Rio. Segundo a polícia, ambulantes fugiram ao perceber a chegada dos fiscais.

Do G1

A polícia apreendeu cerca de 25 mil mídias piratas, neste domingo (7), em Campo Grande na Zona Oeste do Rio, em Cachambi, na Zona Norte, e em Areia Branca e Nilópolis, na Baixada Fluminense. Entre as apreensões estavam cópias do filme “Tropa de Elite 2” e da saga “Crepúsculo”.

Policiais da Delegacia de Repressão contra Crimes de Propriedade Imaterial (DRCPIM) também apreenderam banners, óculos, bonés, roupas de futebol e outros objetos apreendidos em feiras livres. Durante a ação, nenhum suspeito foi preso. Segundo a polícia, os ambulantes que vendiam as mídias piratas fugiram quando viram os agentes se aproximando.

A ação realizada neste domingo faz parte da operação “Feira Livre”, que tem o objetivo de combater o comércio ilegal de produtos piratas.

Três mil cópias piratas
Nesta semana, a polícia já tinha informado que 3 mil cópias piratas do filme "Tropa de Elite 2" foram apreendidas desde a estreia do longa, no dia 8 de outubro. A informação foi confirmada pela delegada Valéria Aragão, da DRCPIM.

Segundo a delegada, na quarta (3) e quinta-feira (4) foram realizadas duas operações no Camelódromo da Rua Uruguaiana, no Centro da cidade, onde foram apreendidas cerca de 550 cópias. As operações da Polícia Civil são realizadas em parceria com o escritório de advocacia contratado pela produtora do filme.

Ainda de acordo com a delegada, os DVDs apreendidos são todos de baixa qualidade, filmados diretamente de projeções dentro de salas de cinema. Desde a estreia, fãs do longa têm denunciando as falsas cópias. As denúncias chegam através do Twitter @tropa2.