Acusado de tentar estuprar criança é detido por índios em aldeia

Índios potiguaras da aldeia Coqueirinho, em Marcação, mantiveram acusado preso o dia inteiro à espera da PM. Ele foi flagrado tentando abusar de índia de 3 anos de idade.

Karoline Zilah

Índios potiguaras de uma aldeia no município de Marcação, no Litoral Norte paraibano, se mobilizaram durante toda a sexta-feira (24) para manter preso um homem que foi flagrado tentando abusar sexualmente uma menina indígena de três anos de idade.

O acusado, identificado até o momento apenas como Adilson, de cerca de 40 anos de idade, já teria sido expulso da aldeia Coqueirinho uma outra vez por praticar crimes na região.

Segundo o Conselho Tutelar de Marcação, foi a mãe da criança quem percebeu que o homem estava tentando estuprá-la. Ele teria invadido a casa da família indígena ainda pela madrugada procurando pela menina, enquanto a mãe e o tio estavam dormindo. Seminu e bêbado, ele foi expulso da propriedade, mas teria retornado cerca de meia hora depois.

A mulher pediu socorro de parentes e de outros moradores da aldeia para deter Adilson. O Conselho Tutelar do município foi comunicado sobre o caso e chamou a Polícia Militar.

Porém, como a aldeia é de difícil acesso, foi necessário aguardar a maré baixar para que a equipe da PM pudesse chegar até a localidade num veículo especial. Enquanto isso, o acusado permaneceu o dia inteiro preso dentro de uma casa, sob a guarda de índios que moram na região.

O acusado foi conduzido à Delegacia de Mamanguape, que não tem delegado plantonista neste sábado. Ele deve ser transferido ainda nesta sexta para a Delegacia de Santa Rita, para ser indiciado criminalmente.