Página do dono do Facebook sofre ataque de hackers

Mensagem hackeada foi postada no status do fundador da rede social. Mais de 1,8 mil pessoas “curtiram” status antes de página ser tirada do ar.

Do G1

Na noite de terça-feira (25), a página dedicada ao fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, foi atacada por hackers, segundo sites internacionais. Uma mensagem postada no seu status sugeria que o Facebook permitisse que os usuários investissem na rede social, em vez de procurar bancos e investidores.

“Vamos começar o ‘hacking’: se o Facebook precisa de dinheiro, em vez de ir aos bancos, por que o Facebook não deixa os usuários investirem no site de uma forma social? Por que não transformar o Facebook em um ‘negócio social’ da forma que o vencedor do Prêmio Nobel Muhammad Yunus descreve? http://bit.ly/fs6rT3 O que vocês acham? #hackercup2011”, dizia a mensagem.

Mais de 1,8 mil pessoas “curtiram” o status e cerca de 500 usuários publicaram comentários antes que o Facebook tirasse a página do ar. A rede social ainda não divulgou nenhuma declaração a respeito do ocorrido. Nesta quarta-feira (26) às 9h, a página ainda estava indisponível.

Ainda não está claro como a invasão aconteceu, disse Graham Cluley, consultor da empresa de segurança “Sophos” ao jornal “Guardian”. “Mark Zuckerberg deve estar querendo dar uma boa olhada nas suas definições de segurança e privacidade depois dessa violação constrangedora”, disse. “Não está claro se ele foi distraído em relação a sua senha ou se ele sentou em um Starbucks e teve os detalhes do seu login roubados por uma rede sem fio desprotegida”, completou.

O jornal “Guardian” também afirmou que a página de Zuckerberg no Facebook é atualizada por várias pessoas, e uma delas pode ter tido os detalhes de acesso roubados. O tópico postado na mensagem – “#hackercup2011” – se refere a uma competição mundial de hackers. Conforme o jornal, as partidas finais seriam realizadas no escritório do Facebook em 11 de março.