Deputados questionam blecaute e Chesf nega falha na manutenção

Deputados Antônio Imbassahy (PSDB-BA) e Rui Palmeira (PSDB-AL) apresentaram nesta segunda (7) um requerimento pedindo informações ao ministro Edison Lobão.

Da Redação
Com Folha.com

Os deputados tucanos Antonio Imbassahy (PSDB-BA) e Rui Palmeira (PSDB-AL) apresentaram nesta segunda-feira (7) um requerimento de informação pedindo esclarecimentos sobre o apagão da semana passada, que deixou oito estados do Nordeste sem energia elétrica. O documento dos deputados foi endereçado ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Ainda na segunda, o presidente da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti, se pronunciou sobre o caso e garantiu que não houve falhas na manutenção dos equipamentos. A Chesf é a estatal responsável pela distribuição de energia na região Nordeste.

"O nosso programa de manutenção foi cumprido integralmente. Temos índices elevadíssimos de referência nacional de execução de manutenção", disse o presidente.

De acordo com Dilton da Conti, o governo está trabalhando para apurar com rapidez as causas do apagão. Ele participou da reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que analisou o problema. "Vai ser feito na maior brevidade possível. Todas as causas tem que ser esclarecidas para que a população seja informada da verdade verdadeira dos fatos", disse o presidente.

Investigação

Os tucanos questionam sobre os investimentos dos últimos oito anos da Chesf, procedimentos de inspeção e manutenção de todas as estações e subestações sob responsabilidade da companhia e de que forma se dará o ressarcimento aos usuários e consumidores.

Os deputados prometem pedir uma investigação sobre o caso no Ministério Público e auditorias por parte do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)  O vice-líder do PPS, deputado Arnaldo Jardim (SP) dise que vai fazer o mesmo nesta terça-feira (8), enviando requerimento para o ministro Lobão.