Avião com brasileiros resgatados na Líbia chega ao Recife

Voo com grupo de 148 brasileiros pousou no início da noite desta segunda. Maior parte ficará no Nordeste; demais passageiros vão para outros estados.

Do G1

O avião fretado pela construtora Queiroz Galvão para resgatar funcionários e familiares que estavam na Líbia pousou no Recife no início da noite desta segunda-feira (28).

Os 148 brasileiros seguem viagem para suas cidades de origem entre esta segunda e terça-feira. A maior parte dos passageiros permanecerá no Nordeste (107 pessoas).
Neste sábado (26), o grupo saiu de Benghazi, de navio, no sábado (26) um dia após a data prevista, devido ao mau tempo.

A embarcação chegou à Grécia no domingo (27). Em Atenas, a embaixada brasileira emitiu autorização de retorno ao Brasil. De lá, partiu o avião fretado pela construtora com destino ao Recife, que ainda fez escala em Lisboa (Portugal).

Os brasileiros foram resgatados da Líbia devido a uma revolta popular contra o regime do ditador Muammar Kadhafi, no poder há quase 42 anos.

US$ 30 bilhões bloqueados

Nesta segunda, o Departamento do Tesouro dos EUA anunciou ter bloqueado cerca de US$ 30 bilhões em ativos líbios, no mesmo dia em que o Pentágono afirmou estar reposicionando forças navais e aéreas em redor da Líbia para facilitar possíveis futuras ações militares.

A informação sobre o bloqueio de fundos é de David Cohen, subsecretário para assuntos de terrorismo e inteligência financeira do Tesouro. Segundo ele, trata-se da maior soma já bloqueada em uma situação semelhante.

O clima continuava tenso no país, praticamente tomado pela rebelião iniciada em Benghazi, no leste. Os rebeldes fecham o cerco sobre a capital, Trípoli, mas o coronel Kadhafi promete resistir.

Questionado nesta segunda pela jornalista Christiane Amanpour, da americana ABC, sobre se iria renunciar, Kadhafi deu risada.

O vice-chanceler líbio ameaçou nesta segunda com uma ofensiva militar às cidades do leste, caso as tentativas de negociação propostas pelo governo falhem.

Mas os rebeldes, recém-organizados em um conselho, afirmam que não estão abertos à negociação e pedem a saída imediata de Kadhafi.

Forças leais a Kadhafi atiraram na noite desta segunda contra civis em Misrata, no leste, matando ao menos duas pessoas e ferindo outra gravemente, disse à France Presse uma testemunha por telefone.