Sete cidades do PR são atingidas por enxurradas e deslizamento de terras

Número de pessoas afetadas baixou para 23.728, neste domingo (13). 65% dos morados atingidos pelas chuvas no Paraná são de Morretes.

Do G1

De acordo com um boletim divulgado pela Defesa Civil do Paraná, às 11h30 desde domingo (13), 8.380 pessoas estão desalojadas – tiveram as casas danificadas ou destruídas e estão em casa de amigos e familiares – em sete municípios do estado (Antonina, Morretes, Guaratuba, Paranguá, Mangueirinha, Honório Serpa e São José dos Pinhais) em decorrência das intensas chuvas.

O número de pessoas afetadas baixou de 27.090 (número divulgado na tarde de sábado (12)) para 23.728. Segundo o Subtenente Cláudio, da Defesa Civil do Paraná, a variação dos números se deve a avaliação real dos danos causados pela enxurrada. “A Defesa Civil do município faz uma notificação preliminar, imaginando o número de pessoas afetadas e casas atingidas. Após a notificação, é feita a avaliação do dano e a confirmação do número de pessoas, por exemplo, que moravam nas casas. Depois que a água começa a baixar, verificamos, muitas vezes, que a residência não foi destruída e apenas alagada, por exemplo. Por isso, os números vão mudando”, explicou ao G1.

Com a contagem e estimativas produzidas pelos municípios, a Defesa Civil do Paraná reúne os dados e enviam para o governo estadual. “Assim, o governo pode saber e decidir de que forma mais ajudar as áreas mais atingidas”, complementou o Subtenente.

O número de casas danificadas também baixou, de 6.588 para 2.655 de acordo com as últimas informações deste domingo (13).

Em Morretes, cidade mais atingidas pelos alagamentos e enxurradas, 8.680 estão fora de casa (8 mil desalojados e 680 desabrigados – que estão em abrigos públicos). Uma pessoa está desaparecida no município. A Defesa Civil conta 15.178 pessoas afetadas pelas chuvas nesta localidade, mais de 65% do número total no Paraná.

Na Região Metropolitana de Curitiba, em São José dos Pinhais, deslizamentos de terra bloqueiam a via de acesso a Colônia Catelhana. Estima-se que 400 pessoas foram afetadas.