Após ameaça de prisão, secretária de Saúde providencia cirurgia

Na última quinta-feira (19) a Justiça determinou que o órgão tinha 48 horas para viabilizar o procedimento. Secretária Roseana Meira poderia ser presa pelo crime de desobediência.

Jhonathan Oliveira

Após uma decisão da Justiça, a secretaria de Saúde de João Pessoa providenciou, neste domingo (22), a realização de uma cirurgia no aposentado, Emerson de Souza. Na última quinta-feira (19), a juíza Maria de Fátima Lúcia Ramalho, da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, determinou que o órgão tinha 48 horas para viabilizar o procedimento, caso contrário a secretária Roseana Meira poderia ser presa pelo crime de desobediência.

De acordo com o advogado Fagner Falcão, que representa o paciente, a secretaria de Saúde foi notificada da decisão judicial na sexta-feira (20). No mesmo dia foi providenciada a internação de Emerson no Hospital Santa Paula, sendo que a operação só foi realizada no domingo.

Fagner destacou que Emerson ainda precisa ser submetido a um segundo procedimento e ainda corre risco de ter parte de uma das pernas amputada. “Em função da demora para realização da cirurgia, ele corre o risco de amputação”, disse o advogado. Ele acrescentou que a equipe médica vai aguardar a recuperação do paciente para definir se ele vai ou não passar por uma segunda intervenção.

Emerson tem um problema de circulação e aguardava desde o início de maio pela realização da cirurgia. Segundo seu advogado, ele teve que ir à Justiça porque a secretaria de Saúde alegou que não podia realizar a operação em função dos altos custos.