Países fecham acordos de cooperação

Os dois países agendaram eventos entre empresários e autoridades para discutir o aumento da cooperação econômica.

A presidente Dilma Rousseff também assinou ontem acordos bilaterais com o mandatário americano, Barack Obama. Além de medidas para facilitar vistos, os presidentes discutiram investimentos e comércio entre os dois países. Os chefes de Estado ressaltaram o fluxo comercial entre os dois países, que alcançou US$ 74 bilhões em 2011, e os investimentos em infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, no Rio.

Os dois países agendaram eventos entre empresários e autoridades para discutir o aumento da cooperação econômica.

Também foram assinados compromissos para reforçar a cooperação em políticas e pesquisas agrícolas, medidas sanitárias e a promoção da queda de barreiras no comércio exterior.

Os presidentes ressaltaram a consolidação do G-20 (grupo de países desenvolvidos e emergentes), pedindo a diminuição dos desequilíbrios globais e a criação de condições para o crescimento mundial. Eles promoveram apoio a consultas regulares entre autoridades dos países membros.

Nas relações entre os países, os presidentes reforçaram a necessidade de mudar o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), ainda que Obama não tenha dado apoio explícito à candidatura do Brasil a membro permanente do grupo.

Ainda foram ressaltados as ações conjuntas na América Latina, Caribe e África, demonstrando satisfação na estabilidade política do Haiti e no desenvolvimento de uma rede de monitoramento integrado.