UFCG desenvolve software para inquéritos da PF

Sistema de inquérito eletrônico permitirá redução no uso de papel e irá facilitar o acesso as informações.

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, inaugurou ontem o Laboratório de Práticas de Software (SPLab). Com uma infraestrutura de mais de 700 m², o laboratório custou mais de R$ 1 milhão, com recursos oriundos da UFCG e de outras instituições federais.

O SPLab é um laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) onde se desenvolvem pesquisas na área de engenharia de software.

“Nosso foco permeia as práticas de desenvolvimento e evolução de sistemas de software, os programas de computador”, explica o coordenador do SPLab, Dalton Serey.

Um dos softwares desenvolvidos atualmente pelo SPLab é para a Polícia Federal. “O e-Pol é um sistema de inquérito eletrônico centrado na web, que permitirá além de reduzir o uso de papel, disponibilizar a informação de investigação para toda a Polícia Federal de forma eletrônica”, explica Serey.

Desenvolvido desde o início de 2011, o software vai entrar em fase de testes nas cidades de Brasília, João Pessoa, Natal e Campina Grande.

O programa irá auxiliar os investigadores na apuração de crimes como tráfico de drogas, prostituição infantil, estelionato e outras fraudes.

A expectativa é que dentro de três anos ele esteja em pleno funcionamento em todo o Brasil.

O projeto conta com a participação de 25 pesquisadores – entre estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais contratados pelo projeto – da UFCG e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

“Com a inauguração do laboratório, nossa expectativa é expandir nossos projetos em parcerias com empresas privadas e institutos governamentais. Com isso, atrairemos mais recursos para nossa universidade e para as pesquisas desenvolvidas aqui.

Sem falar na ampliação da cooperação com outros centros”, ressalta Dalton Serey.

Atualmente, o SPLab tem parcerias com institutos do Canadá, da França, da Inglaterra, além de projetos com as universidades federais de Pernambuco, Bahia e Minas Gerais.

“É com muita satisfação que inauguramos obras no Centro de Engenharia Elétrica e Informática, um centro que alavanca o nome da UFCG e contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país”, disse Thompson Mariz.