Violência da Síria chega ao Líbano

Duas pessoas morreram e 18 ficaram feridas em confrontos armados entre opositores e simpatizantes do presidente sírio.

A onda de violência que atinge a Síria há 14 meses ultrapassou a fronteira com o Líbano e atingiu o território libanês ontem. Pelo menos duas pessoas morreram e 18 ficaram feridas em confrontos armados entre opositores e simpatizantes do presidente sírio, Bashar Al Assad, em Beirute. Os confrontos ocorreram no bairro de Tarik Al Yadide. Informações da Agência Brasil.

Os embates duraram cerca de cinco horas. Os confrontos foram comandados por integrantes do Partido Árabe, favorável a Assad, liderado por Jaled Beryaui, e simpatizantes da legenda Futuro, ligada ao ex-primeiro-ministro Saad Harini, que diverge do atual governo.

Foram usadas metralhadoras e lançadas granadas. Várias lojas e veículos foram destruídos e  edifícios incendiados.

Os confrontos começaram anteontem devido à morte do líder religioso muçulmano sunita (um dos principais segmentos do islamismo) Ahmad Abdul Wahid, na região norte de Akkar, na fronteira com a Síria, que foi atingido a tiro por soldados libaneses.

Os conflitos na Síria começaram em março do ano passado, quando manifestantes passaram a protestar contra o governo Assad.

Os opositores insistem na renúncia do presidente Bashar Al Assad, acusando-o de autoritário, responsável por violações de direitos humanos e censura à liberdade de imprensa.