Fogo mata 289 no Paquistão

Incêndio em uma fábrica na cidade de Karachi, uma das maiores do Paquistão, deixou um saldo de pelo menos 289 mortos.

Pelo menos 289 pessoas morreram na noite de terça-feira no incêndio em uma fábrica de Karachi, uma das maiores cidades do Paquistão.

A estimativa foi entregue por autoridades locais à emissora de televisão Geo. O ministro da Saúde da Província de Sindh, Sagheer Ahmad, confirmou a retirada de 246 corpos. Outras 25 pessoas ficaram feridas.

Ahmad também informou que os bombeiros continuam o combate ao incêndio e disse que o número de óbitos pode ser ainda maior, já que os agentes ainda tiram os restos mortais dos operários.

O funcionário do governo de Karachi Mustafa Jamal disse que entre 400 e 500 pessoas estavam na fábrica no momento do incidente.

Cerca de 40 caminhões foram enviados para combater o incêndio e socorrer as vítimas. O prédio de cinco andares não tinha saídas de emergência e as portas estavam trancadas.

Segundo os bombeiros, a maioria das mortes foi provocada por asfixia enquanto as pessoas ficaram presas no andar térreo da fábrica e tentavam escapar. Outros morreram queimados vivos.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas. Os trabalhadores dos andares mais altos tentaram tirar as barras de ferro que cobriam as janelas e alguns conseguiram pular, ficando feridos.

O número de mortos foi aumentando ao longo da manhã de ontem depois que os bombeiros extinguissem o incêndio e acelerassem a recuperação de corpos extraídos da fábrica.

Responsáveis dos bombeiros afirmaram ao jornal "Express Tribune" que a intensidade das chamas ameaça a integridade do imóvel, onde se suspeita que havia 1.500 trabalhadores quando o incêndio começou, embora a maioria tenha conseguido fugir.

Desde o início, as equipes de resgate tiveram grandes dificuldades para enfrentar o incêndio por sua magnitude, que tornava impossível entrar no edifício, e pelo fato de que só havia uma porta de acesso à fábrica.

Este acidente é o segundo de grande envergadura que ocorre no Paquistão nas últimas 24 horas depois que na terça (11) uma explosão em uma fábrica de sapatos da cidade oriental de Lahore causou a morte de 20 pessoas.