Conflitos fazem três vítimas na Turquia

Halil Özcan, deputado do partido governamental da Turquia, declarou que são cinco os mortos pelo incidente.

Ao menos três pessoas, entre elas uma criança, foram mortas, e outras nove ficaram feridas, quando duas bombas lançadas ontem da Síria atingiram a região fronteiriça da cidade de Akçakale, no sudoeste da Turquia.

Imagens da televisão local mostram uma nuvem de fumaça e poeira resultante da explosão se erguendo, enquanto moradores correm para ajudar no resgate dos feridos.

"Uma das bombas caiu no meio de uma área residencial e atingiu uma casa. Nós soubemos pelo hospital que três pessoas morreram", disse o prefeito de Akçakale, Abdulhakim Ayhan. Ele confirmou que, entre essas pessoas, estavam uma mulher e um menino de seis anos, que moravam na casa.

Halil Özcan, deputado do partido governamental da Turquia, declarou que são cinco os mortos pelo incidente.

Os projéteis foram disparados num confronto entre tropas do ditador Bashar Assad e tropas rebeldes. O primeiro deles caiu numa zona comercial a 200 metros da fronteira, mas não causou vítimas, segundo Ayhan.

Por telefone, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu, informou ao enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe à Síria, Lakhdar Brahimi, e ao secretário-geral da ONU, Ban-ki Moon, sobre o ocorrido.

O conflito na Síria já afetou a fronteira com a Turquia anteriormente, com balas perdidas sendo recorrentes no território turco. Na última sexta-feira, uma outra bomba lançada pela Síria atingiu Akçakale, causando danos em prédios comerciais e residências, mas não ocorreram mortes.

Em abril, a Turquia reportou oficialmente à ONU um incidente em que ao menos cinco pessoas ficaram feridas, quando fogo sírio foi disparado contra um campo de refugiados da Síria na cidade turca de Kilis, também na fronteira.

Desde junho, a Turquia tem reforçado suas fronteiras com o país vizinho, após a Síria ter derrubado um avião turco que fazia um voo de reconhecimento.