Mística da Sexta-feira 13 se mantém na internet

Motivo de preocupação para muitos, a sexta-feira 13 surge como uma das datas que mais fazem as crenças e o misticismo popular serem postos em evidência.

Motivo de preocupação para muitos, a sexta-feira 13 surge como uma das datas que mais fazem as crenças e o misticismo popular serem postos em evidência. Hábitos como passar embaixo de escadas, cruzar com gatos pretos ou quebrar espelhos, vistos como sinônimos de azar, vêm se juntar a este dia tão indesejado, além de mexer ainda mais com o imaginário das pessoas.

Segundo o professor e fundador do curso de ciências das religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Severino Celestino, a carga negativa que a sexta-feira 13 tem é fruto de lendas e histórias da antiguidade que foram passadas de geração para geração.

“No cristianismo, a sexta-feira 13 possui uma conotação negativa por conta da crucificação de Cristo, que ocorreu na data, e pela Ordem dos Cavaleiros Templários ter sido declarada ilegal pelo rei Felipe IV no dia 13 de outubro de 1307, também uma sexta feira”, explica.

Para ele, a data não deve ser enxergada como presságio de coisas ruins. “Eu acho que a sexta-feira 13 é um dia como outro qualquer. Vale lembrar que para outras culturas ela é até considerada um dia de sorte”, revela. “Os indianos, por exemplo, acham que a data traz energias positivas e bons fluidos”, completa.

O pesquisador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) especialista em comunicação popular e folclore nos meios de comunicação, professor Severino Lucena, chama a atenção para a grande difusão das superstições relacionadas à sexta-feira 13 na internet.

“O que impressiona é que em nossa geração estes saberes estão chegando até as redes sociais e representam um fenômeno interessante. A gente começou nos tambores e nas fumaças indígenas, formas de comunicação primitiva, e conseguimos chegar até a internet com as mesmas tradições”, ressalta.

Conforme ele, as crenças que envolvem a sexta-feira 13 devem ser respeitadas, mas não podem significar um obstáculo para hábitos diários. “Assim como estas crendices, tudo o que faz parte da cultura popular é saudável, desde que seja utilizado de forma adequada”, completa.Sexta