Como arrasar no Carnaval criando e produzindo sua própria fantasia

Toda mulher tem acessórios e peças­ capazes de criar produções incríveis. Vale se inspirar em tudo o que é colorido, glamuroso e irreverente.

O Carnaval é uma das festividades mais esperadas e populares do Brasil. Apesar de sua origem ser remota à Antiguidade, é no Brasil que a data alcança maiores proporções, seja através do samba, axé ou bumba­meu­boi. Seja qual for o ritmo, um dos destaques da festa são as fantasias ou looks produzidos especialmente para comemorar a data. Porém, nem sempre é possível comprar ou alugar uma fantasia pronta e nem todas as pessoas têm paciência ou habilidade para montar uma fantasia elaborada.

Algumas preferem utilizar peças que já tem em casa, assim é possível criar fantasias fáceis, baratas e estilosas para curtir a maratona de blocos e desfiles. O sucesso na folia pode estar nos acessórios ou apenas em algumas peças que já fazem parte do guarda­roupa. Customizar e confeccionar sua própria fantasia pode ser algo simples e prazeroso.

Toda mulher tem no armário acessórios e peças­-chave capazes de criar produções incríveis e originais. Em dias de folia, vale se inspirar em tudo o que é colorido, glamuroso e irreverente.

Seja para brilhar na avenida, em Olinda, Salvador ou apenas curtir uma balada no clube, a dica é se jogar e arrasar nas produções carnavalescas. Para a estilista e consultora de imagem, Isadora Cavalcanti, é possível criar um figurino carnavalesco sem gastar muito, aproveitando o que se tem no guarda­roupa.

Como arrasar no Carnaval criando e produzindo sua própria fantasiaEsse é o caso da dupla de amigas, Mariana Brandão, 29 anos, empresária, e Cleia Correia, 31 anos, nutricionista. Há seis anos as amigas passam o carnaval na cidade de Olinda. “Preferimos montar nossas próprias fantasias, usar o que já temos em casa e acrescentar alguns acessórios.

Nunca usamos fantasias prontas, pois pdoemos produzir qualquer personagem basta usar a criatividade. Os acessórios usamos o da BrukSantos, que é feito por uma amiga nossa, e os que já temos. O resultado fica original e mais a nossa cara”, revelou Cleia Torres.

conferir originalidade ao visual. Acessórios coloridos, com muitos detalhes e texturas podem ser aliados para quem gosta de manter a discrição do look e apenas chamar maior atenção para os detalhes, por meio dos brincos, colares e pulseiras.

Processo é mais fácil do que se imagina

Customizar algumas peças e conferir um caráter de fantasia não é tarefa difícil. É possível pegar um maiô e transformá­lo em collant. Um vestido com paetê e meia arrastão podem ser úteis na hora de montar uma fantasia de melindrosa. As peças em vermelho, azul e branco podem ser combinadas para montar o look marinheira. O estilo pijama pode ser outra opção, as blusinhas em cetim trazem o charme da tendência boudoir, inspiradas nas lingeries.

Mauriene Freitas, 31 anos, integrante de uma banda de maracatu, sempre se apresenta e curte o carnaval em Olinda. Esse ano, além de ir para cidade do frevo, a professora irá curtir o sambódromo, no Rio de Janeiro. “Gosto muito de outras festas, mas o carnaval é a que mais gosto.

Antecipo minhas atividades só para nesse período estar com tempo disponível. As fantasias eu mesmo faço com peças que já tenho. Misturo tiaras, brincos, braceletes e produzo ao meu gosto”, ressaltou.

Praticamente um coringa no guarda­roupa de homens e mulheres, a clássica camiseta listrada é item "chave" para quem quer compor o estilo marinheira. Vale combiná­-la com um shortinho branco, vermelho ou até mesmo jeans mais escuro. “Some uma espadrille ou um tênis mais delicado branco ou no estilo, cruzeiro, aqueles com elásticos nas laterais, colar de correntes douradas, lencinho ou tiara nos cabelos em uma das cores do look para arrematar a fantasia”, pontuou a consultora de moda.

Diabinha ou anjinha?

Existem fantasias que são clássicas, principalmente para que vai festejar o carnaval na rua. Além de marinheira, pedrita, médica e enfermeira, fantasias como as de bailarina, Cleópatra e bruxinha são das mais usadas e fáceis de serem montadas.

De acordo com estilista Isadora Cavalcanti, essas fantasias são muito simples de serem produzidas. A fantasia de pedrita, por exemplo, pode ser montada a partir de um simples vestidinho, saia, macacão ou blusa com estampa em print de oncinha. O simples short jeans, Artigos que estavam guardados há muito tempo e as bijouterias mais antigas podem Mauriene Freitas, 31 anos, integrante de uma banda de maracatu, sempre se apresenta e camiseta de onça e diadema com ossinhos podem ser também uma forma prática de entrar na folia.

“As que não tiverem uma saia ou blusa com oncinha podem formar um conjunto com uma parte de baixo preta ou parte de cima em cores neutras.. Valem shortinhos pretos destroyed, saias bandagem ou até mesmo de babadinhos, aquelas usadas em outros carnavais. Pra completar o look, rasteirinhas em tom dourado ou em couro de boi, aquelas que a gente encontra em lojas de mangaio, assim como cabelos presos bem no alto e aquela passadinhas num pet­shop pra comprar um ossinho, costurá­lo numa bolsinha de crochê ou dependendo do tamanho pode até incrementar o penteado. Além de argolas douradas grandes e muitas pulseiras”, frisou Isadora Cavalcanti.

As mulheres mais meigas e adeptas do estilo romântico podem improvisar uma fantasia de bailarina. Meia calça branca, rosa, sainha ou vestidinhos de babadinhos podem ser peças pontuais para compor esse tipo de visual. “Se quiser mudar um pouco e fazer um estilo bailarina diferenciado, pode usar saias com estampas delicadas, florais e uma sapatilha confortável. O collant pode ser substituído por um body ousado com abertura total nas costas ou decotado na frente. Depois de selecionada a vestimenta é interessante incrementar com um coque alto, pode também arrematar os cabelos com uma tiara de pérolas, encontradas facilmente em qualquer loja de bijouterias”, ressaltou a estilista e consultora de moda.

Como arrasar no Carnaval criando e produzindo sua própria fantasiaO estilo hippie chic pode ser outra opção de look carnavalesco improvisado. A moda das saias longas, cropped e headband pode ser bastante explorada nas produções. É uma ótima pedida para quem vai para uma festa ao ar livre, como em Olinda. O conforto da saia longa e a barriga de fora confere conforto para quem vai pular o carnaval de baixo do Sol.

O visual bruxinha é prático e de fácil customização. O pretinho básico é um verdadeiro coringa para compor um look black total. A meia arrastão pode ser usada com sapatilhas de bico fino ou até com tênis all­satar. É importante lembrar também que o conforto deve ser uma preocupação na hora de montar as fantasias. “Podemos incrementar com muitas pulseiras, anéis e o famoso chapéu de bruxa, se preferir também é só bagunçar um pouco os cabelos e caprichar na maquiagem”, explicou a especialista em moda.

Para as mulheres que optam sempre pelo visual médica, enfermeira e dentista, a ideia é aproveitar o básico vestidinho branco ou conjuntinho short, saia e blusa branca. “Se quiser conferir ‘ar’ sex­appeal ao look, basta usar um estetoscópio de brinquedo, prender os cabelos com maria-chiquinhas dos dois lados, e levar uma maletinha com primeiros socorros”, mencionou Isadora Cavalcanti.

Os tradicionais looks de diabinha e o diferenciado look gargster também podem ser facilmente elaborados em casa. O shortinho jeans é uma peça comum aos dois looks. Uma blusa vermelha, diadema de diabinha e sapatilha e um tridente de brinquedo monta perfeitamente um visual de ‘diabinha’. Já a fantasia de gargstar, além do clássico jeans pode ser combinados com um colete de couro, camiseta, gravata borboleta, e chapéu”, considerou.