Vítima da chuva: menina morre afogada ao atravessar rio cheio

Correnteza teria arrastado garota de 12 anos durante travessia quando ela voltava de um culto. É o 1º caso registrado no ano, após as primeiras chuvas no Sertão.

As chuvas tão esperadas pelo povo sertanejo na esperança de dias melhores acabaram sendo sinônimo de tragédia. Na noite de terça-feira (14), uma adolescente de 12 anos foi vítima de afogamento na zona rural de Poço Dantas, no Sertão paraibano, enquanto atravessava um rio com a família. Essa é a primeira morte por afogamento registrada este ano no Sertão .

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Cajazeiras, a  fatalidade aconteceu  quando a família retornava para casa depois de um culto religioso. No percuso da volta o riacho teria aumentado o seu volume de água, decorrente das fortes chuvas que têm caído na região nos últimos dias. Enquanto o pai José Soares de França, 44, e a esposa dele tentavam atravessar o rio com as filhas, a forte conrenteza arrastou as duas meninas, uma de 12 anos e uma mais nova, de idade não identificada. Infelizmente o pai só conseguiu salvar uma delas.
 
O Corpo de Bombeiros foi solicitado para fazer a busca do corpo da menina no rio e os moradores também ajudaram nas buscas, mas a vítima só foi encontrada por volta das 3h desta sexta-feira (15). As investigações de como ocorreu o afogamento iniciaram nesta sexta pela Polícia Civil.
 
Autoridades que atuam na segurança recomendam que os cuidados com rios, açudes e outros afluentes são necessários durante o período de chuvas, principalmente nas regiões de seca severa, onde as trovoadas chegam com mais força.
 
De acordo com o soldado Edileudo Sousa, da Companhia do Corpo de Bombeiros de Cajazeiras,  há 15 dias chove frequentemente na região. Ele orienta que as é preciso redobrar os cuidados durante esse período. “É necessário que as pessoas evitem tomar banho em açudes, rios e barreiros durante as cheias”, disse.  Segundo ele, é importante que se espere pela sangria dos açudes para que os banhos sejam mais seguros.