Suspeito de cometer assaltos morre durante tiroteio no Sertão

A morte aconteceu durante operação policial na Zona Rural de Conceição. Em Campina Grande, 13 homicídios foram registrados este mês.  

Um homem suspeito de praticar vários assaltos foi morto durante um tiroteio com policiais no domingo (21) na cidade de Conceição, no Sertão da Paraíba. Ainda, segundo a Polícia Militar, o irmão da vítima teria se revoltado com o fato e foi até a sede da Companhia Independente da PM e ameaçou um tenente de morte. Depois do fato, ele foi detido.

Durante uma operação policial que aconteceu na Zona Rural do município de Conceição, o suspeito e mais dois homens teriam recebido os policiais na propriedade com disparos de arma de fogo. A PM revidou e, durante o tiroteio, o homem foi baleado e um outro acabou fugindo por um matagal. De acordo com a polícia, o suspeito foi socorrido e levado para um hospital local, mas acabou não resistindo aos ferimentos e morreu na unidade.
 
O homem que foi preso por desacato, foi levado para a delegacia de Conceição e após prestar depoimento e assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), foi liberado. A Polícia Militar tem feito buscas na região para prender o outro suspeito de participar do tiroteio.
 
Este foi apenas mais um caso de homicídio registrado na Paraíba. Passados 52 dias, só este ano cerca de 200 assassinatos foram registrados pela polícia. Segundo informações do relatório da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social através do “Paraíba Unida pela Paz”, no primeiro trimestre do ano passado, 405 casos foram registrados. Em todo o ano de 2015, a polícia recebeu 1.502 notificações de crimes violentos letais intencionais, número um pouco abaixo do que foi registrado em 2014, quando aconteceram 1.513 casos de homicídio em todo o estado.
 
A realidade em Campina Grande é diferente. Segundo a delegada responsável pela delegacia de homicídios Maíra Roberta, o índice de homicídios em relação ao mesmo período do ano passado diminuiu. Em janeiro desde ano foram registrados 6 homicídios e em fevereiro, 12 casos foram registrados. No mesmo período do ano passado, 12 crimes foram registrados no mês de janeiro seguidos de 13 casos no mês de fevereiro, um saldo positivo de 6 homicídios a menos em relação ao ano anterior. 
 
Segundo a delegada, a Polícia Civil tem agido de forma efetiva combatendo esse tipo de crime. “Nós identificamos os bairros onde o índice é maior e agimos com operações neles, investigando de forma qualificada”, afirmou. Ainda, de acordo com informações da delegada, a instauração dos inquéritos que são bem conduzidos levam a prisão de acusados através das investigações realizadas pela delegacia especializada.