Prefeitura confirma viagens da Locomotiva Forrozeira no São João de CG

Sem condições para trafegar pelos trilhos, os vagões do Trem do Forró vão ser transportados de João Pessoa para Campina em carretas.

Foi confirmado nesta sexta-feira (27) que as viagens da Locomotiva Forrozeira, entre Campina Grande e o distrito de Galante, serão mantidas durante o Maior São João do Mundo. Sem condições para trafegar pelos trilhos, os vagões do trem vão ser transportados de João Pessoa para Campina em carretas, pela BR-230. Já o trecho até o Distrito de Galante vai passar por reparos e limpeza.

A informação foi confirmada pelo coordenador geral do evento, Temi Cabral. De acordo com ele, esta foi a alternativa encontrada pela prefeitura e a empresa responsável pela linha ferroviária da Paraíba para evitar que o evento fosse cancelado. Devido a problemas na malha ferroviária entre Campina Grande e João Pessoa, o trem não teria como sair da capital e trafegar pelos trilhos entre as duas cidades. 
 
“Existem alguns pontos críticos entre João Pessoa e Campina Grande que precisam de reparos e manutenção. Pelo pouco uso, alguns trechos foram cobertos pela vegetação. Como o evento está próximo, não teria como fazer isso até o início das festividades, então decidimos fazer esse transporte por carretas. Os vagões virão pela BR-230 e serão recolocados nos trilhos, em Campina Grande. Já o trecho ferroviário até Galante vai ser recuperado para o evento”, disse Temi Cabral.
 
De acordo com o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, o transporte pela BR-230 será realizado e custeado pela empresa Transnordestina, sediada em Fortaleza, no Ceará, responsável pelas linhas ferroviárias da Paraíba. Para garantir a segurança na viagem entre Campina Grande e Galante, a ferrovia vai passar por uma manutenção e limpeza. Segundo a prefeitura será necessária a troca de 5 mil bases de madeira que sustentam os trilhos de ferro.