Será que Roberto Carlos cantaria uma canção agnóstica de Gil?

Gilberto Gil compôs duas canções para Roberto Carlos: Era Nova e Se Eu Quiser Falar Com Deus. O Rei não as gravou. Gil, sim. A primeira, em Refavela (1977). A segunda, em Luar (1981). Elis Regina também gravou Se Eu Quiser Falar Com Deus.

Elis canta, Gil reza – me disse, certa vez, um católico de formação muito sólida, estudioso da fé do homem.

Reproduzi essa fala para Gil e ouvi dele a seguinte resposta:

Acho a observação bem arguta, bem atenta, bem feita. Elis “cantava” tudo que pusessem em sua frente. Cantava sempre a pronunciar o verbo na primeira pessoa. Eu sou outra coisa. 

Brasil, São Paulo, SP, 01/08/1979. O músico, cantor e compositor Gilberto Gil, durante entrevista. Pasta: 23.854 Foto: Kenji Honda/AE

Essas lembranças me ocorreram quando vi a foto de Roberto Carlos recebendo Gilberto Gil e Caetano Veloso para um ensaio do seu especial de fim de ano.

gil-caetano-rc

Será que, dessa vez, Roberto Carlos vai cantar Se Eu Quiser Falar Com Deus? Foi a pergunta que me fiz.

A letra tem questionamentos e inquietações que não combinam com a sua fé. Gil entendeu perfeitamente a recusa da canção pelo amigo. Reproduzo o que ouvi de Gil:

Roberto Carlos é um homem de fé. Se Eu Quiser Falar Com Deus é uma canção agnóstica. Eu não tinha certeza até que ponto ele estaria aberto, disposto a uma certa atitude mais experimental nessa questão. Quem sabe ele tivesse interesse e vontade de falar de deus de um ponto de vista mais in-pessoal, mais de dentro dele mesmo, mais do seu próprio tato, do seu próprio meio de contato. Enfim, eu não sabia até que ponto ele estaria, como eu estava, disposto a abrir mão de uma “leitura” em favor de uma “feitura” de deus. Mandei a música assim mesmo, na esperança de encontrar nele um parceiro para a minha viagem nesse espaço do vácuo teológico. Mas Roberto é um homem de fé e assim permaneceu. Eu compreendi e respeitei.   

Seria extraordinário ouvir Se Eu Quiser Falar Com Deus, afinal, na voz do Rei! Por mais improvável que pareça, quem sabe?