John Lennon, um top 5 depois dos Beatles

Se estivesse vivo, John Lennon teria completado 76 anos em nove de outubro. Nesta quinta-feira (08), faz 36 anos que ele foi assassinado.

Ainda ouço muito Lennon, nos Beatles e depois deles.

Segue meu top 5 de John solo.

John Lennon/Plastic Ono Band. Um dos grandes discos do rock. O melhor de Lennon. O dream is over já justificaria sua existência.

lennonplastic

Imagine. Lennon sob cuidadosa produção de Phil Spector. Com a canção que se tornaria um hino em escala planetária.

lennonimagine

Some Time in New York City. John & Yoko soltos em Nova York. Rocks e baladas irresistíveis num dos discos mais panfletários do rock.

lennonny

Walls and Bridges. Longe de Yoko, num interminável lost weekend, Lennon produziu intensamente. O melhor está nesse disco.

lennonwalls

Double Fantasy. A volta após uma ausência de cinco anos. A dupla fantasia do casal Lennon. Pouco antes do desfecho trágico.

lennondouble

O primeiro mérito de John Lennon é ter criado os Beatles. Criou e teve a percepção de que o rock seria o que fizessem dele. John é a maior personalidade do quarteto pelo conjunto do que produziu. E também por sua postura pública. Nele, rock, política e vanguarda se fundiram, e o resultado remete ao que se viu e ouviu de melhor na música popular da segunda metade do século passado.

O instrumentista limitado não impediu o crescimento do autor. Strawberry Fields Forever, uma das mais admiráveis canções dos Beatles, é toda sua, letra e melodia. Roqueiro visceral, Lennon foi a figura que projetou com maior intensidade a música e as atitudes do grupo.

Os Beatles ficaram juntos por apenas sete anos, de 1962 a 1969. A carreira solo de John durou somente cinco anos, de 1970 a 1975. Os cinco que se seguiram foram de reclusão e silêncio. A volta, no disco Double Fantasy, foi interrompida no final da noite de oito de dezembro de 1980, com o assassinato do artista em frente ao edifício Dakota, em Nova York.

Ao reouvi-lo, juntamos os recortes da sua trajetória. Como ele desejava fazer na velhice. Em frente ao mar da Irlanda.