RETRO2016/Eric Clapton, mesmo doente, ainda faz!

I Still Do”. Eu ainda faço. É o nome do novo disco de Eric Clapton. O lançamento coincidiu com uma notícia ruim: o guitarrista, que um dia foi chamado de deus, tem neuropatia periférica, uma doença grave que pode impedi-lo de tocar. Consequência dos excessos do passado.

Eric Clapton

Eric Clapton tem 71 anos. Seu disco novo parece antigo. O produtor é o velho Glynn Johns, que, há muito tempo, já trabalhou com os Rolling Stones, The Who, Led Zeppelin e o próprio Clapton. A capa foi desenhada por Peter Blake, o autor, no remoto 1967, da capa do “Sgt. Pepper”, o disco mais importante dos Beatles.

A sonoridade é de disco analógico, e o repertório, pouco autoral, vai do tradicional a Bob Dylan, de Robert Johnson a J.J. Cale. Mas o resultado é um primor para os que admiram o guitarrista. Tocando ou cantando, Clapton continua irresistível.

Na ficha técnica, há um dado intrigante: um músico chamado de anjo misterioso. No final dos anos 1960, num disco do Cream (o power trio de Clapton), o beatle George Harrison assinou como o anjo misterioso, no lugar de colocar seu nome na faixa “Badge”. Quem é, então, o anjo misterioso de 2016?