Perigosa cruzada obscurantista está em marcha no Brasil! Diga não!

O cancelamento da exposição Queermuseu, em Porto Alegre, e as reações à performance La Bête, em São Paulo, são sinais claríssimos de que está em formação no Brasil uma grande onda neoconservadora.

Perigosa cruzada obscurantista está em marcha no Brasil! Diga não!

Perigosa cruzada obscurantista está em marcha no Brasil! Diga não!

Com essa onda, poderão vir ações concretas voltadas ao restabelecimento de mecanismos de censura dos quais nos livramos há quase três décadas, quando da promulgação da Constituição Federal de outubro de 1988, no tempo em que o presidente da Câmara era o Dr. Ulysses Guimarães.

Creio que não usam bons argumentos os que recorrem à pergunta “e isso é arte?” para defender a censura. O que devemos contrapor a isso é a inexistência de censura, conquista imprescindível do nosso processo civilizatório, assegurada pela Constituição. Não importa se você vai consumir ou se não vai. Se seu filho vai ver junto com você ou se vai ficar em casa. A criação é livre, não tem censura, isso é um direito constitucional e não depende do seu entendimento do que é ou deixa de ser arte.

Alguns artistas já começaram a se manifestar contra a censura. É uma reação importantíssima. Estão sendo divulgados vídeos. Um dos primeiros é com Fernanda Montenegro. Ela diz que precisamos de educação com cultura e de cultura com educação e liberdade. E faz uma cobrança aos políticos (os poucos honestos, nas palavras da atriz): que não permaneçam em silêncio. Que se manifestem!

A verdade é que há um silêncio estranho e incômodo. Como se o assunto não interessasse muito. No próximo ano tem eleição, devem pensar. Cultura dá voto? Cultura tira voto? De que modo essa questão será inserida no debate de 2018? Que força terão nesse debate as vozes mais conservadoras?

Olho para as redes sociais e não vejo discursos contundentes em defesa da liberdade de criação. Ou vejo pouquíssimos. Será que os artistas reunidos na luta contra a censura por enquanto seguem um caminho solitário? Que políticos ficarão com eles? E nós? Qual o nosso compromisso com eles? Qual a nossa crença real no que Fernanda Montenegro diz?

Educação com cultura, cultura com educação e liberdade – condições indispensáveis para a construção de um grande país.

No lado oposto a isso, uma perigosa cruzada obscurantista está em marcha no Brasil!

Eu, como cidadão, digo não a ela!

E você?