Leandro Gomes de Barros

O paraibano Leandro Gomes de Barros, patrono número um da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, considerado um dos mais importantes poetas populares do Brasil, símbolo da Literatura de Cordel Brasileira, será o grande homenageado em um evento realizado nesta sexta-feira (23) na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa.

O paraibano Leandro Gomes de Barros,  patrono número um da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, considerado um dos mais importantes poetas populares do Brasil, símbolo da Literatura de Cordel Brasileira, será o grande homenageado em um evento realizado nesta sexta-feira (23) na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa. O evento será iniciado às 9h com apresentação musical de Paulo Alcântara do Nascimento. O cordelista Nélson Barbosa de Araújo ministrará a palestra “Leandro Gomes de Barros – Pioneirismo e Genialidade”.

Na sequência, participação especial da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, com apresentações culturais. Logo após, a professora Socorro Aragão abordará o tema “O cultural e o social na literatura de cordel”. As atividades da manhã encerram com o lançamento do Selo Personalizado Leandro Gomes de Barros, com o Cerimonial da Superintendência dos Correios na Paraíba e a apresentação do autor do desenho artístico do selo, o artista plástico Flávio Tavares.

A programação da tarde inicia às 14h, com participação especial da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e apresentações culturais. A seguir, a mesa-redonda “O cordel em debate”, mediada por Marco Di Aurélio, com abordagem dos seguintes temas: “O cordel no contexto educacional” (Maria de Fátima Barbosa), “A importância da literatura de cordel para a Folkcomunicação” (Osvaldo Meira Trigueiro), “A Literatura de Cordel Patrimônio Cultural do Brasil” (Emanoel de Oliveira) e “O Cordel e a Literatura Brasileira (Aderaldo Luciano), tudo isso seguido de debates.

Haverá ainda o lançamento do livro “Gilberto Freyre e José Lins do Rego: diálogos do senhor da casa-grande com o menino de engenho”, da autoria de Cauby Dantas. O evento será encerrado com um Sarau Poético.

Leandro Gomes de Barros, paraibano de Pombal, nasceu dia 19 de novembro de 1865 e faleceu no Recife, no dia 4 de março de 1918.