CDL acusa sindicalistas de praticarem “ação criminosa” e aponta “omissão” da PM

Entidade diz que manifestantes tentaram impedir funcionamento do comércio de Campina Grande

CDL acusa sindicalistas de praticarem “ação criminosa” e aponta “omissão” da PM
Mobilização aconteceu na tarde desta sexta-feira (14). Foto: Ascom CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campina Grande repudiou, através de nota, a ação de manifestantes que teriam tentado impedir o funcionamento de lojas no Centro da cidade, durante os protestos contra a Reforma da Previdência na tarde desta sexta-feira (14). De acordo com a entidade, sindicalistas e organizadores da mobilização tentaram forçar o fechamento de lojas e intimidaram funcionários das empresas que não aderiram ao movimento.
A entidade também acusa o Comando da Polícia Militar de “omissão”, por não ter reforçado o policiamento na área central, mesmo tendo conhecimento de que os protestos poderiam provocar transtornos ao comércio local.
Em um dos vídeos, divulgados nas redes sociais, manifestantes aparecem tentando fechar as portas de uma loja e gritando “palavras de ordem” a favor do movimento.  Com medo, alguns funcionários da empresa filmam a cena.
“A CDL reconhece o direito constitucional da promoção de manifestações, porém defende que o cidadão comum deve ser livre para decidir se deve ou não aderir a estes movimentos. É de nos causar indignação as imagens de trabalhadores comuns sendo impedidos de adentrarem aos seus recintos de trabalho e de comerciantes obrigados a fechar as portas das suas lojas temendo as claras ameaças de invasões”, discorre a nota.
Durante a manhã, um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um estudante sendo vítima de um tapa no rosto. A agressão é cometida por um policial militar, após os dois entrarem em uma discussão. O protesto acontecia na porta de uma empresa de telemarketing, no bairro do Cruzeiro. O Comando da PM anunciou o afastamento temporário do militar dos serviços de rua e a abertura de um procedimento para apurar o caso.
 
Confira a nota da CDL-CG na íntegra:
A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Campina Grande vem a público externar seu repúdio a ação criminosa orquestrada por sindicalistas e grupos políticos de esquerda, que no início da tarde desta sexta-feira (14), provocou uma série de transtornos ao comércio da cidade e promoveu o incentivo a violência e a depredação do patrimônio privado.
Lamentamos a postura irresponsável desses grupos partidários que usam sindicatos e trabalhadores inocentes como escudos para impor ideologias ultrapassadas e com fraca adesão popular.
Esclarecemos aos nossos associados e ao público em geral que a CDL solicitou por meio de ofício, ao comando da Polícia Militar da Paraíba, o reforço da segurança na área do Centro da cidade. Mesmo assim, no momento em que lojas eram depredadas e lojistas ameaçados não foi possível localizar nenhum policial fazendo o trabalho de monitoramento da área ocupada. Sendo assim, repudiamos a omissão do comando da Polícia Militar por não garantir a segurança da população e permitindo que prejuízos fossem causados aos lojistas e trabalhadores no pleno exercício de suas atividades.
A CDL reconhece o direito constitucional da promoção de manifestações, porém defende que o cidadão comum deve ser livre para decidir se deve ou não aderir a estes movimentos. É de nos causar indignação as imagens de trabalhadores comuns sendo impedidos de adentrarem aos seus recintos de trabalho e de comerciantes obrigados a fechar as portas das suas lojas temendo as claras ameaças de invasões.
A Diretoria