Justiça sequestra carros e moto de suspeitos de desvios em Itabaiana

Polícia investiga se parte dos bens foi adquirida com dinheiro da prefeitura

Justiça sequestra carros e moto de suspeitos de desvios em Itabaiana
Motocicleta apreendida teria sido comprada e dada ao filho do ex-prefeito, segundo a Polícia

O juiz da 2ª Vara da Comarca de Itabaiana, Michel Rodrigues de Amorim, determinou o sequestro de três carros e uma motocicleta de suspeitos de envolvimento em desvios de recursos públicos investigados na ‘Operação Garimpo’, realizada nesta quarta-feira (19) pela Polícia Civil nas cidades de Itabaiana e João Pessoa.
Além disso, a Justiça também determinou que um apartamento, pertencente ao ex-prefeito de Itabaiana Antônio Carlos Rodrigues de Melo Júnior, seja hipotecado. Os carros e a motocicleta foram recolhidos pela Polícia Civil e levados ontem para o 8º Batalhão de Polícia Militar de Itabaiana.
Segundo as investigações da Polícia Civil, parte do pagamento da motocicleta teria sido feita com dinheiro de um cheque oriundo de recursos supostamente desviados do município. O veículo, de acordo com as investigações, teria sido comprado para um filho do ex-prefeito.
A defesa do ex-prefeito Antônio Carlos, no entanto, nega que ele tenha cometido qualquer tipo de irregularidade durante a sua gestão. O advogado dele, Iarley Maia, disse que o ex-gestor já prestou todos os esclarecimentos à Justiça na primeira fase da operação ‘Pote de Ouro’ e vai provar na Justiça a lisura de suas ações.
Operação Garimpo
Na manhã desta quarta-feira (19) policiais civis cumpriram mandados de busca e apreensão em apartamentos que pertenceriam a André Teixeira Gondim e Rodrigo Henriques Neves, ambos localizados em bairros nobres de João Pessoa. O objetivo foi coletar documentos e provas que possam confirmar o material já rastreado nas investigações em curso.
Na primeira fase da Operação, o ex-prefeito Antônio Carlos e dois ex-secretários da prefeitura foram presos, suspeitos de participação no esquema. Antônio Carlos e um deles estão respondendo o processo em liberdade.
A denúncia
Para a polícia, os suspeitos teriam desviado recursos públicos da prefeitura de Itabaiana simulando a existência de contratos de pessoas físicas com o poder público municipal. Cheques eram emitidos para pagar serviços que nunca teriam sido prestados à prefeitura. Nas duas etapas da operação a Polícia estima que R$ 330 mil teriam sido desviados, sendo R$ 270 mil investigados nessa segunda fase da operação.
Os recursos teriam sido utilizados na compra de roupas, tratamento estético e até para comprar fogos de artifício usados em campanhas eleitorais. O advogado de André Gondim e Rodrigo Neves, José Bezerra, disse só vai se manifestar durante o processo judicial. Ele adiantou, no entanto, que os dois estão colaborando com as investigações.