Defensora diz que teve nome usado por ex-secretária em cobranças por atendimentos

Em entrevista à TV Paraíba, Gercilena Sucupira Meira assegurou que nunca teve conhecimento das cobranças

Defensora diz que teve nome usado por ex-secretária em cobranças por atendimentos
Reprodução/TV Paraíba

“Eu tomei conhecimento de que ela estava cobrando dos assistidos da Defensoria Pública ao bel-prazer dela. O que ela achava que devia cobrar. E para ter o ‘Know-how’ de receber do cliente ela usava meu nome. Dizia que era eu que mandava, que pedia que ela cobrasse”. As declarações são da defensora pública da Paraíba e coordenadora da Defensoria Pública em Campina Grande, Gercilena Sucupira Meira, ao falar nesta terça-feira (23) sobre a denúncia apresentada pelo Ministério Público contra ela e a ex-secretária do órgão Maria Goreth Guimarães Sobreira.
De acordo com a defensora, “no momento que eu soube do comportamento, cortei meu vínculo com ela. Ela chegou a usar meu carimbo, falsificou rubricas”, afirmou Gercilena em entrevista à TV Paraíba. A denúncia apresentada pelo MP, por corrupção passiva, foi recebida pelo Tribunal de Justiça do Estado.
Segundo a denúncia, duas mulheres teriam relatado que pagaram pelos serviços do órgão. Uma delas, em 2014, disse ter pago R$ 1,8 mil à ex-secretária e à defensora para a confecção de uma ação de usucapião. Já em 2016 uma outra mulher afirmou ter pago R$ 700 para Maria Goreth providenciar uma escritura de cessão de direitos.
“Perante a autoridade policial competente, as testemunhas indicaram as denunciadas como autoras do crime. As vítimas, ao serem ouvidas, narraram, com riqueza de detalhes, o modus operandi das acusadas e ainda juntaram aos autos os recibos dos pagamentos realizados”, relata a denúncia do MP.
Outro lado
O blog procurou Maria Goreth para falar sobre o assunto, mas ainda não conseguiu localizá-la. Em nota a Defensoria Pública do Estado informou que Maria Goreth não faz mais parte do quadro de servidores da instituição.
“Até o presente momento, a Defensoria Pública do Estado da Paraíba não foi informada oficialmente sobre a denúncia contra as partes citadas. De antemão, a Defensoria Pública da Paraíba rechaça a acusação de um possível “esquema de cobrança” na Instituição e atesta que não existe qualquer acusação de irregularidade nas funções desempenhadas pela defensora pública Gercilena Sucupira Meira na Corregedoria Geral da Instituição, órgão responsável pela fiscalização da atividade funcional e da conduta dos membros e dos servidores da Defensoria Pública”, discorre a nota oficial.