Investigação de fraude no Bolsa Família teve início com auditoria da PMCG

Servidor investigado teve contrato rescindido. Auditoria da Semas identificou 32 situações suspeitas

Investigação de fraude no Bolsa Família teve início com auditoria da PMCG
A Operação Simbiose, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (22) em Campina Grande e que apura a inserção de dados falsos para aumentar os valores pagos a beneficiários do programa Bolsa Família, foi iniciada a partir de uma auditoria realizada pela Secretaria de Assistência Social do município. A apuração identificou pelo menos 32 situações suspeitas de pessoas que recebiam o benefício e com um ‘perfil’ econômico parecido.
“A partir disso nós reunimos informações e encaminhamos aos órgãos competentes para que a investigação fosse feita. Ainda não é possível mensurarmos o montante de recursos, porque isso vai ficar por conta da Caixa Econômica Federal”, explicou o coordenador do programa Bolsa Família em Campina Grande, Rubens Nascimento.
Segundo as investigações, um servidor contratado pela prefeitura e que trabalhava no Cadastro Único seria o responsável pelas fraudes. Ele deverá ser indiciado por inserção de dados falsos e corrupção passiva, já que cobraria dos beneficiários pelo aumento dos recursos pagos pelo programa. A prefeitura de Campina Grande rescindiu o contrato, após descobrir as supostas fraudes.