Justiça Federal usa robô para digitalizar 2,7 mil processos até 19 deste mês

Ferramenta vai agilizar digitalização de processos em tramitação nas Varas da Justiça Federal no Estado

Justiça Federal usa robô para digitalizar 2,7 mil processos até 19 deste mês
Foto: Ascom

A Justiça Federal na Paraíba criou um robô capaz de migrar, em um espaço curto de tempo, os dados dos processos físicos que ainda estão no sistema ‘Tebas’ para o Processo Judicial Eletrônico (PJe). O software também é capaz de inserir a movimentação do ‘Tebas’ nos processos sobrestados (aqueles arquivados ou suspensos). Atualmente tramitam na Justiça Federal paraibana 2,7 mil processos físicos, que serão digitalizados pelo robô até o dia 19 deste mês.
Quando os processos físicos da Justiça Federal começaram a ser digitalizados as Varas Federais no Estado armazenavam 52,9 mil processos. O robô tem a finalidade de otimizar e agilizar as tarefas repetitivas.
“A criação dessa ferramenta de automação retrata parte das iniciativas que estão sendo desenvolvidas pelo Escritório de Inovação. O trabalho que hoje é realizado por um servidor no tempo de três minutos, agora será concretizado, de forma automática e ininterrupta, em menos de 30 segundos com o uso do software”, ressaltou o juiz federal Bruno Teixeira de Paiva.
Segundo o diretor do Núcleo Judiciário, Ricardo Correia, a utilização do robô também possibilitará, “de forma quase imediata, a migração do acervo de aproximadamente 10 mil Execuções Fiscais em meio físico sobrestadas (arquivadas e suspensas), permitindo que até o dia 19 de dezembro a Seccional esteja 100% digital”.