Corregedoria Nacional de Justiça vai fazer inspeção no Judiciário da Paraíba

Procedimento está marcado para acontecer entre os dias 18 e 22 de maio deste ano. Segundo Grau e cartórios deverão passar por procedimento

Corregedoria Nacional de Justiça vai fazer inspeção no Judiciário da Paraíba
Foto: Ascom

Entre os dias 18 e 22 de maio deste ano a Corregedoria Nacional de Justiça vai realizar uma inspeção nos setores administrativos e judiciais do Tribunal de Justiça da Paraíba. O procedimento deverá abranger o 2º Grau e as serventias extrajudiciais (cartórios). A determinação foi publicada na edição desta quarta-feira (12) do Diário da Justiça.
A última inspeção realizada pelo CNJ na Paraíba aconteceu em 2018. O procedimento é rotineiro e ocorre em todos os Estados do país. O resultado dessas visitas e reuniões compõe relatórios que apresentam as deficiências e as boas práticas encontradas, além de recomendações às unidades para melhorar seu desempenho.
Recentemente o Judiciário paraibano teve o pior desempenho do país em termos de índice de produtividade dos magistrados, cujos dados foram divulgados no Relatório Justiça em Números 2019.
Corregedoria Nacional de Justiça vai fazer inspeção no Judiciário da Paraíba
Foto: Reprodução

O procedimento
A Corregedoria Nacional de Justiça realiza inspeções e correições em unidades judiciárias e administrativas, bem como em cartórios extrajudiciais. São realizadas inspeções para “apuração de fatos relacionados ao conhecimento e à verificação do funcionamento dos serviços judiciais e auxiliares, das serventias e dos órgãos prestadores de serviços notariais e de registro, havendo ou não evidências de irregularidades”. Em alguns casos, a Corregedoria Nacional instaura sindicância investigativa para aprofundar fatos graves apontados em relatório de inspeção ou correição.