Saúde instaura sindicância para apurar casos de assédio dentro do Isea, em Campina Grande

Médico foi afastado das atividades após pedido feito por 67 médicas que trabalham na unidade

Saúde instaura sindicância para apurar casos de assédio dentro do Isea, em Campina Grande
Foto: Leonardo Silva

A Secretaria de Saúde de Campina Grande instaurou uma sindicância para investigar a prática de assédio moral dentro da Maternidade Elpídio de Almeida, o Isea. A denúncia foi feita e formalizada por 67 médicas que trabalham na unidade. Elas se sentiram ofendidas por um médico. O ‘estopim’ teria acontecido no dia 1° de deste mês, durante um plantão.
Uma médica teria sido agredida com palavras de baixo calão porque teria pedido o apoio do profissional no atendimento de uma urgência. Ele, segundo o relato, estaria dormindo e ficou incomodado por de ter sido acionado para o atendimento. A portaria da sindicância foi publicada no Semanário Oficial do município.
O procedimento terá 30 dias para apurar se houve, ou não, a prática relatada pelas profissionais. Elas, inclusive, fizeram um manifesto recentemente denunciando o caso e contaram com o apoio de entidades feministas.
O relato feito pelas médicas durante a mobilização aponta para situações que não seriam aceitas nem mesmo na Idade Média. O médico investigado foi afastado das funções.