Justiça proíbe 'festa' e carreata de lançamento de pré-campanha do Pros em São Bento

Decisão pode servir de indicativo para partidos em outros municípios. Em ano eleitoral, as aglomerações em eventos políticos deverão entrar na mira do MP

Justiça proíbe 'festa' e carreata de lançamento de pré-campanha do Pros em São Bento
Foto: Ascom

A decisão é da Comarca de São Bento, no Sertão do Estado, mas poderá servir de modelo para outras situações semelhantes na Paraíba este ano, durante a pandemia. A Justiça proibiu a realização de carreata, passeata ou qualquer tipo de ‘festa’ que provoque a aglomeração de pessoas. As atividades, conforme o Ministério Público, poderiam ser realizadas no lançamento da pré-campanha do Pros, no município.
De acordo com o MP, o evento estava previsto para acontecer amanhã, às 19h, numa casa de recepções. A decisão também determina que os organizadores se abstenham de publicar nas redes sociais fotos, vídeos ou mensagens conclamando a população a descumprir as medidas distanciamento social.
O pedido foi feito pelo promotor Osvaldo Lopes. O representante do Pros na cidade é John Lúcio da Silva. Ele é tio do atual prefeito, Jarques Lúcio da Silva, que é candidato à reeleição este ano. Mas o Pros faz oposição ao gestor.
Segundo o MP, o lançamento de pré-campanha poderia gerar uma aglomeração de, no mínimo, 125 pessoas. Em caso de descumprimento, será aplicada multa de R$ 1 mil para cada pessoa identificada pela Polícia Militar como participante do evento e de R$ 50 mil para os demandados.