Um mês da reabertura

Com um mês de reabertura dos bares e restaurantes em João Pessoa, empresários comemoram movimento.

Um mês da reabertura
Foto: Divulgação Bar Seu João

O setor de bares e restaurantes foi seriamente atingido pelo isolamento social e a reabertura veio acompanhada de rígidos protocolos, como distanciamento entre as mesas, sanitização do ambiente, incentivo à higiene das mãos, uso correto de EPIs, entre outros.

Na capital paraibana, a reabertura deste setor está completando um mês e os empresários comemoram a retomada. Marquinhos Coelho, sócio dos restaurantes Seu Peixeira e Bar Seu João, em João Pessoa, conta que o movimento está bom desde a reabertura em 29 de julho. “Graças a Deus não temos do que reclamar. Dentro das limitações exigidas, a procura está boa. No horário do almoço estamos perdendo um pouco, já que contávamos com um público com média de idade entre 40 e 50 anos, que está preferindo se resguardar mais”, conta o empresário, que suspendeu o famoso buffet de feijoada como medida para evitar a proliferação do vírus.

Cliente demonstra pouca preocupação

Contrariando dados de um estudo conduzido pela empresa brasileira de pesquisa Hibou – que mostrou que 58% dos brasileiros disseram que só irão a restaurantes onde não há aglomeração e que 79,5% consideram necessário o uso da máscara – pelo menos em João Pessoa, este receio não parece tão forte.

Marquinhos conta que notou uma preocupação maior do público no início, mas, passados 30 dias da reabertura, os comportamentos mudaram e as pessoas, principalmente os mais jovens, estão se preocupando menos, algumas vezes até dificultando o horário de encerramento das atividades estipulado pelas autoridades.

Mesmo assim, a preocupação dos estabelecimentos  com as orientações permanece. “Estamos trabalhando com todos os protocolos necessários: álcool em gel disponível no salão, distanciamento entre as mesas, salão e banheiros sempre limpos e desinfetados. Até mesmo quando um cliente chega sem máscara, nós fornecemos”.