Brasil abaixo do potencial de inovação

País ocupa 62ª posição no Índice Global de Inovação.

Apesar de ser a nona economia do mundo, o Brasil ainda está bem abaixo do seu potencial de inovação. Esta é a avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), parceira, desde 2017, da  Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO), na  produção e divulgação do Índice Global de Inovação (IGI).

De acordo com o ranking, divulgado na última semana, o Brasil ficou na 62ª posição, subindo quatro posições na comparação com 2019, quando o país ficou na 66ª colocação no ranking que abrange 131 países. Apesar da melhora em relação a 2019, o país ainda está abaixo da posição que ocupava em 2011, quando ficou na 47ª colocação.Brasil abaixo do potencial de inovaçãoBrasil abaixo do potencial de inovação

“O Brasil continua numa posição abaixo de seu potencial. Precisamos melhorar o financiamento à inovação, fortalecer parcerias entre governo, setor produtivo e academia, estruturar políticas de longo prazo e priorizar a formação de profissionais qualificados”, disse o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

Em relação aos 37 países da América Latina e Caribe, o Brasil aparece na quarta posição atrás do Chile (54º), México (55º) e Costa Rica (56º). No ranking global, os 10 países mais bem colocados do índice são: Suíça, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Finlândia, Singapura, Alemanha e Coreia do Sul.

Fonte: Agência Brasil